Palas
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o Evangelho. – Mateus 11:4-5
Noutro dia eu estava a pensar sobre palas. Provavelmente já viste um cavalo usar palas. Estas são usadas para manter os olhos do cavalo focados no seu destino, impedindo-o de ver qualquer coisa além do que está imediatamente à sua frente. Sem essas coberturas, o cavalo pode distrair-se facilmente. Com palas, o cavalo só está ciente do que está à sua frente. Para os cavalos, as palas são úteis.
Às vezes, as pessoas também usam palas. Não palas físicas, nota bem, mas do coração e da mente, que servem para focar a nossa atenção. Essas palas podem ter um papel positivo, mas, muitas vezes, são negativas, especialmente quando nos concentramos nos nossos problemas e perdemos a visão maior do que Deus está a fazer.
Por exemplo, o Evangelho de Mateus relata uma história sobre João Batista. Da prisão, João Batista enviou os seus discípulos para perguntar ao Senhor Jesus Cristo se ele é o Único. Como resultado do seu ministério, João foi lançado na prisão. Agora, este mesmo homem que claramente reconheceu o Senhor Jesus Cristo como o Messias, de repente não conseguia ver além das suas próprias circunstâncias. As suas circunstâncias cegaram-no para o quadro maior, levando-o a duvidar de quem o Senhor Jesus Cristo era. A resposta do Senhor à pergunta de João encontra-se em Mateus 11. Ele disse aos discípulos de João que lhe relatassem o que viram. Em essência, o Senhor Jesus Cristo estava a pedir a João que removesse as palas causadas pelas suas circunstâncias; para ver além das paredes da sua cela e perceber tudo o que o Senhor estava a fazer.
Como está a tua visão? É difícil veres Deus trabalhar porque tens palas? É difícil creres ou confiares ou dares passos de fé porque tudo o que consegues ver é o que está bem à tua frente? Às vezes, a vida não é como pensaste que seria e colocaste palas e só consegues ver a vida com base nas tuas circunstâncias. Talvez te interrogues porque Deus não está mais a trabalhar na tua vida ou não Se está a revelar a ti. Talvez precises de deixar de te interrogar sobre onde Deus está e removeres as palas que impedem a tua visão. Entende que as nossas circunstâncias nunca mudam quem Deus é. O nosso desafio é confiar em Deus mesmo no meio das nossas circunstâncias.
Quando duvidares ou achares difícil confiar em Deus, sabe que Ele quer ajudar-te a remover as tuas palas. Não fiques preso às tuas circunstâncias e percas de vista Quem sabes que o Senhor é.
APROFUNDANDO:
1. Que palas na tua vida te impedem de ver tudo o que Deus está a fazer?
2. Pensa em duas maneiras pelas quais viste Deus trabalhar recentemente na vida de outra pessoa. Como podes usar isso como encorajamento quando surgirem momentos de dúvida?
LEITURA ADICIONAL:
Mateus 3:11-17; Lucas 22:54-62; 1 João 5:9-15
Por K. McFadden