A celebração é o antídoto para o ciúme

 O que a bíblia diz sobre o ciúme? - Bíblia JFA Offline

 

     “… atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caím e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caím fortemente e descaiu-lhe o seu semblante. E o Senhor disse a Caím: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás”. – Génesis 4:4b-7

      Tive uma conversa muito honesta e revigorante com um amigo que tinha vergonha de admitir que achava que estava a lutar contra o ciúme. Ele não tinha a certeza se era ciúme arraigado ou se era apenas uma emoção passageira. Os seus sentimentos de “insegurança” foram direcionados para um colega de trabalho que estava a receber muito mais atenção do chefe. Ele sentia que estava continuamente a lutar para ter tempo com o chefe e raramente conseguia, enquanto o colega de trabalho tinha tempo com o chefe repetidamente.

     Infelizmente, tive alguma experiência pessoal com essa emoção e dei-lhe o meu indicador de “como saber”. Não quero simplificar demais, mas eu disse-lhe que quando um amigo ou colega de trabalho tem sucesso e não se consegue comemorar, é sinal de que se está a lidar com ciúmes.

     No texto bíblico de hoje, lemos sobre Caim, que estava com ciúmes porque Deus havia aceitado o sacrifício do seu irmão Abel, mas não o seu. Caim, que não comemorou o sucesso de Abel, rapidamente ficou com amargura, atacando Abel e matando-o. Não é exatamente um final de conto de fadas, certo?

     Quando o ciúme reside na tua alma, ele lentamente endurece o teu coração e acaba por produzir um impacto negativo na tua vida. Mas, quando a celebração se torna num hábito, o ciúme não cresce, e não conquista a tua alma. Desta forma, evitas criar rivais em pessoas inocentes. Dirás: “Eu não vou permitir que o ciúme tenha rédea solta na minha vida”.

     Encorajei o meu amigo a adquirir o hábito de comemorar o sucesso do seu colega de trabalho. Desafiei-o a começar a trabalhar nisso, mesmo que ele não estivesse com vontade. O sentimento geralmente segue a ação. “Eu não acho que podes esperar até sentires vontade de celebrar os outros”, disse-lhe, “Tens que comemorar antes de o sentires”.

     Tens ciúmes? Experimenta comemorar. Continua a comemorar. Não compares o que sabes sobre a tua própria situação com o que achas que sabes sobre a da outra pessoa. Lembra-te de que Deus não te compara com os outros. Ele ama-te do jeito que és! Saber isso é mais um grande motivo para comemorar!

 

APROFUNDANDO:

1. O que torna o ciúme uma emoção tão comum na vida das pessoas? Se os efeitos do ciúme têm um impacto negativo, por que achas que é uma emoção tão comum?

2. Na tua vida, com quem mais lutas contra os sentimentos de ciúme? De que maneiras podes celebrar essa pessoa?

Por Doug Fields

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário