Dando misericórdia
Sede, pois, misericordiosos, como, também, vosso Pai é misericordioso. - Lucas 6:36
Gostas de dar presentes? Eu gosto. Pode ser estranho, mas acho que gosto mais de dar um presente do que de receber. Quando damos um presente, é bom ouvir um “obrigado”, mas essa não é a principal razão pela qual a maioria das pessoas dá presentes. Para a maioria, damos como forma de abençoar o outro. Ainda assim, quando damos um presente a alguém, não conheço ninguém que pense: “Espero que me amaldiçoem e quebrem o presente na minha frente”. Pensar nisso seria loucura. A resposta correta ao receber um presente é agradecer.
Deus é rico em misericórdia e Ele gosta de a dar. A misericórdia é o Seu dom para nós através do Senhor Jesus Cristo. A maioria de nós fica mais do que feliz em aceitar o dom da misericórdia de Deus. E, a nossa resposta correta é mostrar a Deus o nosso agradecimento pelo Seu presente maravilhoso e transformador de vidas.
Dizer a Deus “obrigado” é um bom começo. Mas podemos fazer mais para expressar a nossa gratidão. Uma das melhores maneiras de comunicar os nossos agradecimentos pela misericórdia de Deus é mostrar misericórdia aos outros. Como lemos na passagem bíblica de hoje, o Senhor Jesus Cristo ordena-nos: “Sede, pois, misericordiosos, como, também, vosso Pai é misericordioso.”
Tendo aceitado a dádiva da misericórdia de Deus, Ele quer que compartilhemos essa dádiva com os outros.
Muitas vezes, mostrar misericórdia na vida real é difícil. Se alguém te faz mal, um amigo te trai ou os teus sogros falam mal de ti, ser misericordioso não é fácil. Na nossa humanidade, estamos programados para buscar a resposta olho por olho. Mostrar misericórdia é uma escolha intencional – e é cara. Ao mostrar misericórdia, abdicamos do nosso direito de vingança, abdicamos da nossa reivindicação de restituição e abdicamos do nosso orgulho que nos diz que merecemos algo melhor. Para alguns, o custo é muito alto.
Mas, eis a conclusão: Deus chama os Seus seguidores para serem misericordiosos. Se aceitaste a oferta de misericórdia de Deus, nunca terás que oferecer a ninguém mais misericórdia do que Deus já te ofereceu a ti. Dares misericórdia é uma oportunidade de agires em obediência, imitares a Deus, aumentares a tua fé e fortaleceres relacionamentos – demonstrando a tua gratidão pela misericórdia de Deus na tua vida. Misericórdia: é a dádiva que continua a dar!
APROFUNDANDO:
1. Se perguntasses às pessoas mais próximas de ti se elas acham que és uma pessoa misericordiosa, o que achas que elas diriam? Porquê?
2. De todas as pessoas na tua vida, quem mais precisa da tua misericórdia? Como podes demonstrar misericórdia a essa pessoa hoje?
LEITURA ADICIONAL:
Tiago 2:12-14; Mateus 18:21-35; Romanos 12:17-21
Por Jim Liebelt