Dando misericórdia

A oração move a mão de Deus - (Mateus 21:22) 

 

     Sede, pois, misericordiosos, como, também, vosso Pai é misericordioso. - Lucas 6:36

      Gostas de dar presentes? Eu gosto. Pode ser estranho, mas acho que gosto mais de dar um presente do que de receber. Quando damos um presente, é bom ouvir um “obrigado”, mas essa não é a principal razão pela qual a maioria das pessoas dá presentes. Para a maioria, damos como forma de abençoar o outro. Ainda assim, quando damos um presente a alguém, não conheço ninguém que pense: “Espero que me amaldiçoem e quebrem o presente na minha frente”. Pensar nisso seria loucura. A resposta correta ao receber um presente é agradecer.

     Deus é rico em misericórdia e Ele gosta de a dar. A misericórdia é o Seu dom para nós através do Senhor Jesus Cristo. A maioria de nós fica mais do que feliz em aceitar o dom da misericórdia de Deus. E, a nossa resposta correta é mostrar a Deus o nosso agradecimento pelo Seu presente maravilhoso e transformador de vidas.

     Dizer a Deus “obrigado” é um bom começo. Mas podemos fazer mais para expressar a nossa gratidão. Uma das melhores maneiras de comunicar os nossos agradecimentos pela misericórdia de Deus é mostrar misericórdia aos outros. Como lemos na passagem bíblica de hoje, o Senhor Jesus Cristo ordena-nos: “Sede, pois, misericordiosos, como, também, vosso Pai é misericordioso.”

     Tendo aceitado a dádiva da misericórdia de Deus, Ele quer que compartilhemos essa dádiva com os outros.

     Muitas vezes, mostrar misericórdia na vida real é difícil. Se alguém te faz mal, um amigo te trai ou os teus sogros falam mal de ti, ser misericordioso não é fácil. Na nossa humanidade, estamos programados para buscar a resposta olho por olho. Mostrar misericórdia é uma escolha intencional – e é cara. Ao mostrar misericórdia, abdicamos do nosso direito de vingança, abdicamos da nossa reivindicação de restituição e abdicamos do nosso orgulho que nos diz que merecemos algo melhor. Para alguns, o custo é muito alto.

     Mas, eis a conclusão: Deus chama os Seus seguidores para serem misericordiosos. Se aceitaste a oferta de misericórdia de Deus, nunca terás que oferecer a ninguém mais misericórdia do que Deus já te ofereceu a ti. Dares misericórdia é uma oportunidade de agires em obediência, imitares a Deus, aumentares a tua fé e fortaleceres relacionamentos – demonstrando a tua gratidão pela misericórdia de Deus na tua vida. Misericórdia: é a dádiva que continua a dar!

 

APROFUNDANDO:

1. Se perguntasses às pessoas mais próximas de ti se elas acham que és uma pessoa misericordiosa, o que achas que elas diriam? Porquê?

2. De todas as pessoas na tua vida, quem mais precisa da tua misericórdia? Como podes demonstrar misericórdia a essa pessoa hoje?

LEITURA ADICIONAL:

Tiago 2:12-14; Mateus 18:21-35; Romanos 12:17-21

Por Jim Liebelt

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário