Três razões para caminhar pela vida com outros
“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim, também, andai n’Ele” Colossenses 2:6
A Bíblia compara muitas vezes a vida a uma caminhada porque a vida é uma jornada – não estás parado.
O Novo Testamento diz repetidamente que deves andar em sabedoria, amor, luz e obediência. Diz para andares como o Senhor Jesus Cristo andou – incluindo andar ao lado de outras pessoas.
Eis três razões porque precisas de andar com outras pessoas:
É mais seguro. Já caminhaste sozinho à noite por um beco escuro ou por uma estrada deserta? É um pouco assustador. Mas se tens outra pessoa contigo sentes-te mais seguro.
É estimulante. A vida não é uma corrida de 50 metros; é uma maratona. Andar com outras pessoas dá-te energia para continuares até ao fim.
É mais inteligente. Aprendes mais andando com os outros do que andando sozinho. Se estiveres a andar sozinho na direção errada, talvez nunca percebas. Mas se tiveres um amigo ao teu lado, é provável que um de vós reconheça que se desviou do caminho. Então podes encontrar a direção certa estando juntos.
Existem outras maneiras de seres mais inteligente andando com outras pessoas.
Aprendes algumas lições importantes conjuntamente.
Aprendes a dar-te bem e a cooperar com os outros.
Também aprendes a amar.
Génesis 2:18 diz: “Não é bom que o homem esteja só”. A comunidade é a resposta de Deus à solidão. Quando caminhas ao lado de outras pessoas, encontras uma comunidade onde aprendes a amar.
Andar ao lado de outras pessoas também ensina a hospitalidade. A Bíblia diz em 1 Pedro 4:9: “Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações”.
De que te queixas? Qual é a tua desculpa para não abrires a tua casa aos amigos? Talvez tenhas dito: “A minha casa está suja!” Bem, limpa-a! Ou talvez a tua desculpa seja: “A minha casa não é suficientemente grande”. Será que não consegue conter mais ninguém?
Todo mundo tem um desejo de pertença porque Deus fez-nos para relacionamentos. Quando caminhas ao lado de outros cristãos na comunidade, encontras esse desejo satisfeito.
REFLEXÃO
• Como é que a tua vida foi enriquecida pelas pessoas que caminharam fielmente ao teu lado no passado?
• Que razões usaste para evitar praticar a hospitalidade? De que forma podes praticar a hospitalidade este mês?
• Quem são as pessoas na tua vida com quem estás a caminhar hoje? Como estão conjuntamente a aprender a andar como o Senhor Jesus Cristo?
- R. W.