O propósito da minha luta
“Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como, também, as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre.” Provérbios 20:30
Pensa no maior conflito ou problema que estejas a enfrentar agora.
Mesmo sem saberes qual é, podes reduzir qualquer problema em duas questões básicas. Primeiro, obedecerás a Deus e farás a coisa certa nessa situação? E, segundo, confiarás em Deus para cuidar dessa situação?
A raiz de muitos problemas é realmente a tua luta com Deus. Tu queres estar no controlo, queres ser Deus, queres ser o senhor da tua fé, queres estar no comando, queres dar ordens. Porém, nunca foste feito para seres ou fazeres qualquer dessas coisas. Então, Deus usa uma crise na tua vida para forçar a questão.
Já alguma vez sentiste que lidar com os teus problemas é como a luta livre? O objetivo da luta livre é imobilizar o oponente no tapete até que ele finalmente diga: “Desisto. Rendo-me! Estás no controlo.”
Foi isso que Deus fez na Sua luta com Jacó no Antigo Testamento. Ele imobilizou Jacob até este se render e desistir do controlo.
Em dado momento da Sua luta, Deus feriu o quadril de Jacó, uma lesão que o deixaria a mancar por muito tempo. De repente, Jacob ficou numa posição de desamparo e numa situação em que não poderia vencer.
Mesmo no meio da sua situação sem vitória, Deus estava presente. Na verdade, Ele costuma usar uma crise para chamar a tua atenção. Deus sussurra para ti no teu prazer, mas ele grita contigo na tua dor.
A Bíblia diz: “Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como, também, as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre.” Provérbios 20:30
Por outras palavras, tu não mudas quando vês a luz; tu mudas quando sentes o calor.
Deus ama-te do jeito que és, mas Ele ama-te demais para te deixar continuar assim. Quando Ele te faz passar por uma luta, Ele está a transformar-te em quem deves ser – mais semelhante a Cristo. Ele deixa-te fraco para que aprendas a depender d’Ele para tudo o que precisas.
Tu raramente mudas antes da tua dor se tornar maior do que o teu medo de mudar. Se estás a lutar com Deus neste instante, rende-te a Ele. Eis a única via a seguir numa senda marcada pelo crescimento espiritual e pela paz.
REFLEXÃO
• Porque Deus quer que dependas d’Ele e não de ti mesmo?
• Nas tuas circunstâncias atuais, como seria renderes-te a Deus?
• Em que experiência dolorosa Deus te está a tentar chamar a tua atenção?
- R. W.