A oração de Jesus e o Seu plano para os teus fracassos
“Disse, também, o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma os teus irmãos.” Lucas 22:31-32
O Senhor não fica surpreso com os teus fracassos.
Ele diz a Simão Pedro em Lucas 22:31-32, “Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma os teus irmãos.” Este poderosíssimo versículo ensina muito sobre as tuas falhas.
Do mesmo modo que aconteceu com Pedro, o Senhor conhece cada fracasso na tua vida antes destes acontecerem. Ele não ficará surpreso com os fracassos que terás este ano ou quaisquer más decisões que tomarás mais adiante no futuro. Ele já os conhece. Ele conhece o passado, o presente e o futuro. Ele sabe tudo antes do seu acontecimento. É por isso que ele também intercede por ti antes que o teu fracasso aconteça.
Observa que o Senhor diz: “Quando te converteres, confirma os teus irmãos.” Ele não diz “Se”. O Senhor já sabe que recuperarás dos pecados, erros e más decisões que irás cometer no futuro.
Deus já sabe. E porque Ele sabe, Ele já intercedeu por ti. Ele orou não apenas para ultrapassares, mas para te arrependeres do teu pecado e depois - a última parte o versículo - fortaleceres os outros discípulos.
O Senhor quer que ajudes os outros quando aprendes com os teus erros. Parte do sonho de Deus para a tua vida é pegares nas lições dos teus erros e ajudares outra pessoa.
As mesmas quatro coisas que o Senhor diz a Pedro, ele também te está a dizer a ti. Por outras palavras: “Eu conheço todos os erros que irás cometer na vida, e já orei por ti. Por causa disso, eu sei que irás voltar para Mim. Então, quando voltares, quero que ajude outras pessoas.”
Isto é uma boa notícia. Isto significa que, em última análise, tu não podes destruir a tua vida, se te converteste a Deus, porque ele irá operar nela. Que conforto!
Todo o mundo tem falhas. Mas como respondes ao fracasso pode diferenciar-te. Como seguidor do Senhor Jesus Cristo, arrepende-te do teu pecado. Depois, incentiva outros crentes na tua fé, mostrando-lhes como ser obedientes à Palavra de Deus.
Reflexão
• Mesmo apesar do Senhor saber antes do tempo que te irás arrepender, porque é que o processo de arrependimento ainda é tão importante?
• Saberes que o Senhor intercede por ti consola-te e encoraja-te? Porquê ou porque não?
• Que falhas na obediência a Deus precisas de te arrepender hoje? Como irás usar a tua experiência da graça de Deus para ajudar os outros?
- R.W.