Para seres livre, lembra-te das promessas de Deus
“… Deus é amor e quem está em amor está em Deus, e Deus, nele. No amor, não há temor; antes, o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” 1 João 4:16,18
O medo nunca te dá uma vida de liberdade. Tal limita-te sempre. Podes chamar a isso de preocupação ou ansiedade, mas os resultados são os mesmos. É a prisão do medo.
Mesmo quando o Senhor ressuscitou dos mortos na primeira Páscoa, o medo impediu que os discípulos fossem usados como Deus queria.
João 20:19 diz: “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus .” Depois que o Senhor morreu, os discípulos trancaram-se numa casa porque acreditavam que os líderes religiosos poderiam vir atrás deles. Porém, aquelas portas não apenas mantiveram as autoridades judaicas fora das suas vidas, como também todos os outros.
O medo veda sempre as pessoas à tua vida. Como tens medo de te magoar novamente, então não deixas que alguém se aproxime de ti. Mas tu não podes ter amor sem correr o risco de te magoares.
Então, como escapas da prisão do medo para te poderes aproximar das pessoas de novo? Não o consegues por meio de um livro de auto-ajuda. Só Deus te pode libertar.
Deus fá-lo-á quando tu:
1. Te lembrares do quanto Deus te ama.
Precisas de te lembrar disso sempre que começas a entrar em pânico e ficar com medo. Lembra-te que “… Deus é amor e quem está em amor está em Deus, e Deus, nele. No amor, não há temor; antes, o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” 1 João 4:16,18.
Quando convidas o amor de Deus para a tua vida, o medo não se pode mais instalar. O amor e o medo não andam de mãos dadas! Quanto mais aceitares o amor de Deus, menos medo terás, e mais confiante, corajoso e forte serás.
2. Te lembrares de que Deus tem um plano para ti.
O plano de Deus é sempre bom. Coisas más podem acontecer na tua vida, mas esse não é o plano de Deus. A Bíblia diz-nos: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto” (Romanos 8:28).
Deus é especialista em tirar o bem do mal. Ele transforma crucificações em ressurreições! Os discípulos responderam com medo e desespero à morte do Senhor Jesus Cristo na cruz, mas Deus trouxe bem dali – a salvação da humanidade.
O plano de Deus para ti é bom. Não importa o que aconteça, ele irá transformar isso em algo bom.
Ver o Senhor Jesus Cristo e entender o Seu amor por eles fez com que os discípulos síssem de trás das portas trancadas. Sempre que começares a sentir medo, lembra-te das promessas de Deus para ti. Então, estarás livre para descansar no Seu amor e abrires a tua vida para amares os outros.
REFLEXÃO
• Como viste o medo afastar as pessoas do melhor de Deus para elas?
• Quando é que Deus tirou bem do mal na tua vida?
• De que tens medo agora, que te impeça de experimentar a vida que Deus deseja para ti? Passa algum tempo a agradecer a Deus pelo Seu amor e pelo plano maravilhoso que ele tem para ti, e pede-Lhe que aumente a tua fé para que possas seguir em frente em direção ao Seu sonho para a tua vida.
- R. W.