Liberta-te da prisão de fingimento
“E andarei em liberdade; pois busquei os Teus preceitos.” Salmo 119:45
Fingires ser alguém que não és, é cansativo, certo?
Muitas pessoas passaram tanto tempo das suas vidas a fingir, que não se lembram mais de quem realmente são. Elas gastaram toda a sua energia e esforço a tentar falsificar o seu percurso na vida, pensando que isso lhes dará a vida que desejam.
Se és assim, então estás na prisão do fingimento. E trancaste-te nesta prisão por duas razões principais.
Primeiro, estás a tentar agradar às pessoas. A Bíblia diz como isso é tolo: “O receio do homem [preocupar com o que os outros pensam] armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.” (Provérbios 29:25)
Segundo, sentes que precisas de ser perfeito para seres amado. Já que ninguém é perfeito, tu nunca te sentirás verdadeiramente amado, se o perfeccionismo te prender. Compensas isso vivendo num mundo de mentira, onde nunca cometes erros. Pior ainda, como és rigoroso contigo mesmo, também és rigoroso com os outros. Todo o mundo acaba na tua prisão.
O Senhor Jesus Cristo disse uma vez sobre pessoas que fingem ser algo que não são: “Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque, o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” (Lucas 16:15)
Qual é a cura para a vida que finges ser algo que não és?
Muda o teu foco para o que Deus pensa. Deus é o único que te conhece completamente e te ama incondicionalmente. Se estás a fazer o que Deus quer, então estás a fazer o que está certo.
O salmista diz sobre esse tipo de foco: “E andarei em liberdade; pois busquei os Teus preceitos.” Salmo 119:45
Tu não precisas de falares com todos os teus contactos telefónicos para descobrires quem realmente és. As redes sociais não podem dizer-te o quanto és realmente amado.
Somente Deus pode dizer-te a verdade sobre quem és – e isso libertar-te-á.
REFLEXÃO
• Para ti é suficiente saberes que Deus te ama e te aceita, independentemente do que as outras pessoas pensem? Porquê ou porque não?
• Como é que mudares o teu foco para o que Deus pensa, te ajuda a evitar que finjas?
• De que forma as redes sociais te tornam mais vulnerável ao fingimento?
- R. W.