Transformando o conflito em aventura
Aparte-se do mal, e faça o bem: busque a paz, e siga-a - 1 Pedro 3:10-11
Pessoalmente, odeio conflitos. Até a palavra conflito me soa dolorosa! Tem um som doído. A etimologia da palavra envolve o prefixo con e o sufixo — flito. Con é a mesma fonte de onde surgiu a palavra constipação. E flito é a origem de aflito, como em, Que chatice! Estou com constipação. (Ok, eu realmente não verifiquei tudo, mas é esta a imagem que tenho quando penso em conflito - aflição de constipação)
Eu não aguento a sensação que tenho quando experimento alguma tensão com outras pessoas. O conflito causa-me mais stress corporal do que qualquer outra coisa. As pessoas acham que é stressante falar a multidões e pode ser. Mas, eu prefiro falar a um milhão de pessoas do que sentir tensão com apenas uma - especialmente com alguém de quem gosto.
Acredites ou não, o conflito pode realmente fazer parte da estratégia de Deus para nos transformar nas pessoas que Ele deseja que sejamos. Deus pode usar o conflito nas nossas vidas para a Sua glória. Resumindo, o conflito pode ser parte da aventura de Deus para nós.
Então, como pode o conflito relacional ser uma aventura? Pensa da seguinte forma: o único fator presente em todas as aventuras é o conflito. Para teres uma aventura, precisas de algum tipo de obstáculo que tenha que ser superado.
Sempre que estamos envolvidos num conflito, somos forçados a superar um obstáculo e, ao lidar com esse obstáculo, somos convidados a buscar a Cristo mais intensamente. É aí que a aventura começa - quando o conflito nos deixa de joelhos. No meio do conflito, deparamo-nos com uma situação muito obscura, difícil e cheia de tensões, que precisamos de um bom Guia para percorrer o caminho. É aí que o Senhor Jesus Cristo entra. Bem no meio da nossa batalha, Ele junta-Se a nós e oferece-nos uma luz clara para o outro lado. Pensa no Senhor Jesus Cristo a caminhar sobre as águas na direção de Pedro, no meio da tempestade (Mateus 14: 22-33). Com água à sua volta, Pedro tem um novo vislumbre de uma vida de fé. Ele nunca teria recebido essa oportunidade se não tivesse sido envolvido numa tempestade.
Este é o convite do conflito relacional: ver qualquer luta como um convite para a aventura de Cristo na transformação. Cristo estende-nos a Sua mão e convida-nos a caminhar com Ele no meio da tempestade. À medida que O buscamos, Ele transforma-nos em pessoas mais profundas, ricas e significativas. O conflito é o catalisador que Deus usa para se revelar a nós e fazer com que um novo crescimento aconteça nas nossas vidas.
APROFUNDANDO:
1. Como permitiste que Cristo andasse contigo na tempestade de um conflito recente?
2. De que forma um conflito atual (ou que esteja a germinar) pode dar-te oportunidades para confiares em Deus para moldar e transformar a tua vida?
LEITURA ADICIONAL:
Mateus 14:23-33; Romanos 12:9-21
Por Doug Fields