Transformando o conflito em aventura

Gestão de conflitos nas organizações: o que é e como lidar - Edools 

 

     Aparte-se do mal, e faça o bem: busque a paz, e siga-a - 1 Pedro 3:10-11

      Pessoalmente, odeio conflitos. Até a palavra conflito me soa dolorosa! Tem um som doído. A etimologia da palavra envolve o prefixo con e o sufixo — flito. Con é a mesma fonte de onde surgiu a palavra constipação. E flito é a origem de aflito, como em, Que chatice! Estou com constipação. (Ok, eu realmente não verifiquei tudo, mas é esta a imagem que tenho quando penso em conflito - aflição de constipação)

     Eu não aguento a sensação que tenho quando experimento alguma tensão com outras pessoas. O conflito causa-me mais stress corporal do que qualquer outra coisa. As pessoas acham que é stressante falar a multidões e pode ser. Mas, eu prefiro falar a um milhão de pessoas do que sentir tensão com apenas uma - especialmente com alguém de quem gosto.

     Acredites ou não, o conflito pode realmente fazer parte da estratégia de Deus para nos transformar nas pessoas que Ele deseja que sejamos. Deus pode usar o conflito nas nossas vidas para a Sua glória. Resumindo, o conflito pode ser parte da aventura de Deus para nós.

     Então, como pode o conflito relacional ser uma aventura? Pensa da seguinte forma: o único fator presente em todas as aventuras é o conflito. Para teres uma aventura, precisas de algum tipo de obstáculo que tenha que ser superado.

     Sempre que estamos envolvidos num conflito, somos forçados a superar um obstáculo e, ao lidar com esse obstáculo, somos convidados a buscar a Cristo mais intensamente. É aí que a aventura começa - quando o conflito nos deixa de joelhos. No meio do conflito, deparamo-nos com uma situação muito obscura, difícil e cheia de tensões, que precisamos de um bom Guia para percorrer o caminho. É aí que o Senhor Jesus Cristo entra. Bem no meio da nossa batalha, Ele junta-Se a nós e oferece-nos uma luz clara para o outro lado. Pensa no Senhor Jesus Cristo a caminhar sobre as águas na direção de Pedro, no meio da tempestade (Mateus 14: 22-33). Com água à sua volta, Pedro tem um novo vislumbre de uma vida de fé. Ele nunca teria recebido essa oportunidade se não tivesse sido envolvido numa tempestade.

     Este é o convite do conflito relacional: ver qualquer luta como um convite para a aventura de Cristo na transformação. Cristo estende-nos a Sua mão e convida-nos a caminhar com Ele no meio da tempestade. À medida que O buscamos, Ele transforma-nos em pessoas mais profundas, ricas e significativas. O conflito é o catalisador que Deus usa para se revelar a nós e fazer com que um novo crescimento aconteça nas nossas vidas.

 

APROFUNDANDO:

1. Como permitiste que Cristo andasse contigo na tempestade de um conflito recente?

2. De que forma um conflito atual (ou que esteja a germinar) pode dar-te oportunidades para confiares em Deus para moldar e transformar a tua vida?

LEITURA ADICIONAL:

Mateus 14:23-33; Romanos 12:9-21

Por Doug Fields

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário