Confia a tua defesa a Deus
“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálix trasborda.” Salmo 23:5
Como lidas com pessoas desagradáveis? Não lides. Deixa que Deus cuide delas. Deixa que seja Ele o teu defensor.
Provavelmente já percebeste que a civilização está a perder a sua civilidade. O mundo está a tornar-se mais desagradável! A Internet desempenha um papel nisso. Permite que as pessoas se escondam por detrás do ecrã e digam coisas online que nunca diriam a outras pessoas cara a cara.
As pessoas que fazem isso revelam a pequenez dos seus corações. Pessoas pequenas menosprezam os outros, pensando que isso as fará sentirem-se melhores.
Contudo, as pessoas enormes fazem as outras pessoas sentirem-se bem. O rei David foi perito nisso. Ele sabia o que significava ser atacado emocionalmente, verbalmente e fisicamente. Quando jovem, ele foi ungido pelo profeta Samuel para ser o rei de Israel seguinte, mas David passou dois anos a fugir do seu predecessor, o Rei Saul, que queria matá-lo. Ele escondeu-se em cavernas enquanto era constantemente criticado pelas costas.
Mesmo assim, David nunca disse uma palavra má contra Saul; ele nunca retaliou. Deus estava a preparar David para ser um rei segundo o Seu coração.
David diz no Salmo 23:5: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálix trasborda.”
David reconheceu a bondade de Deus para com ele. Deus ungiu a sua cabeça com óleo, que era como se dissesse ao mundo: “Este é o meu homem! Afastem-se! Ele irá ser o próximo líder. ” O cálice de David transbordou, o que significava que Deus continuava a abençoá-lo, mesmo quando outros o atacavam.
Parece que David estava stressado? Não! Ele não teve que usar a sua energia para se defender, porque confiava em Deus como seu defensor.
É preciso muita fé e humildade para descansar e confiar em Deus quando se está sob ataque, quando se é mal interpretado e quando rumores se espalham a teu respeito. Quando tal acontece, é tentador querer fazer algo quanto a isso.
Porém, és mais parecido com Cristo quando permaneces em silêncio debaixo de ataque. O Senhor Jesus Cristo foi constantemente atacado, mas nunca retaliou - mesmo no Seu caminho para a cruz. Ele permaneceu em silêncio diante dos Seus acusadores porque Ele Se havia confiado aos cuidados do Pai.
A Bíblia diz: “Portanto, também, os que padecem, segundo a vontade de Deus, encomendem- Lhe as suas almas como ao fiel Criador, fazendo o bem” (1 Pedro 4:19).
Deus não te irá dececionar. Confia n’Ele para ser o teu defensor hoje.
REFLEXÃO
• Porque geralmente parece importante que tenhas a última palavra numa discussão?
• Qual é o benefício físico de confiares a tua defesa a Deus? Como essa decisão afeta a tua saúde?
• Se tiveres que falar com os teus agressores, o que achas que Deus quer que digas? Como Ele quer que o digas?
- R.W.