Cinco passos para uma decisão sábia
“Porque, para todo o propósito há tempo e modo; porquanto o mal do homem é grande sobre ele. Porque não sabe o que há de suceder; e, como haja de suceder, quem lho dará a entender?” Eclesiastes 8:6,7
Durante o resto da tua vida, tentarás determinar o momento certo para muitas decisões que precisarás de tomar. Pode ser a decisão sobre uma mudança educacional, uma mudança de carreira ou uma mudança num relacionamento.
A Bíblia diz: “Porque, para todo o propósito há tempo e modo; porquanto o mal do homem é grande sobre ele. Porque não sabe o que há de suceder; e, como haja de suceder, quem lho dará a entender?” Eclesiastes 8:6,7
Como o tempo é uma parte importante de qualquer decisão, lembra-te destes cinco passos ao decidires:
Tira um tempo para tomares a decisão certa.
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” (Gálatas 5:25).
A pressa é inimiga das boas decisões! Deixa Deus definir o tempo para as tuas decisões. O Seu tempo será sempre o melhor, então podes entregar-Lhe o teu.
Fica quieto e ouve a Palavra de Deus.
“Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os Teus testemunhos [ou, a Tua Palavra].” (Salmo 119:59).
Tu não podes ouvir o sussurro da voz de Deus se a tua vida estiver cheia de outros ruídos. É por isso que é tão importante que passes tempo a sós com Deus. A vontade de Deus encontra-se na Palavra de Deus.
Emprega as orações dos outros.
“E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo, e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações, por mim, a Deus” (Romanos 15:30).
Quando pedes a outras pessoas que orem contigo sobre uma decisão, elas podem oferecer encorajamento e apoio. Eles podem pedir a Deus que Ele te dê foco e clareza.
Considera o que fazes melhor.
“Cada um administre aos outros o dom, como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1 Pedro 4:10).
Deus deu-te dons para que pudesses usá-los para ajudar os outros. Certifica-te de que a tua decisão te ajuda a passar mais tempo a usares os teus dons e talentos com outras pessoas.
Busca o conselho de amigos sábios.
“Não havendo sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança” (Provérbios 11:14).
Tu queres mais do que a tua própria perspetiva quando estás a tentar determinar o momento certo para uma decisão. Obtém a ajuda de amigos piedosos. Encontra as pessoas mais sábias que conheces e ouve os seus conselhos.
Ao considerares a tua decisão, lembra-te: Deus é o criador do tempo e Ele controla tudo. Isso significa que o Seu tempo nunca é tarde demais e nunca é cedo demais.
Tu podes confiar que ele chegará na hora certa — no Seu tempo!
REFLEXÃO
• Cita algumas consequências que acontecem por se estar fora de sintonia com o tempo de Deus ao tomar decisões importantes?
• Qual dos cinco passos acima achas mais difícil de seguir?
- R.W.