Aristocracia espiritual
Cornelius R. Stam costumava chamar aos bereanos de “a aristocracia espiritual dos seus dias” porque “de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia, nas Escrituras, se estas coisas eram assim” (Atos 17:10,11). Sabendo que ele era um artífice nas palavras, escolhendo-as com cuidado, procurei o significado de “aristocracia” e, é claro que uma das definições é a que diz que se refere “àqueles que se elevam acima do resto da comunidade em qualquer aspecto importante, como riqueza, conhecimento, personalidade, etc.”
Pensei em tudo isso quando recentemente me deparei uma vez mais com Provérbios 25:2 na minha leitura diária da Bíblia:
“A glória de Deus é encobrir o negócio; mas a glória dos reis é tudo investigar.”
Foi verdadeiramente glória de Deus Ele poder ter escondido o Mistério do diabo. Afinal, é dito do Anticristo, “Eis que mais sábio és que Daniel: não há segredo algum que se possa esconder de ti.” (Eze. 28:3), uma arrogância que ele aprenderá com o seu amo. Já que esta era a jactância também de Satanás, imagina como este se terá sentido humilhado quando Paulo saiu a anunciar “o mistério do Evangelho” (Efésios 6:19), o segredo do Evangelho, e ele ficou a saber que a cruz que ele pensava ser a sua maior a vitória era na realidade o que Deus usaria para resgatar os pecadores das suas garras!
Então, quando o apóstolo começou a revelar “as riquezas da glória deste mistério entre os gentios” (Col. 1:27), imagina como Satanás deve ter ficado esbaforido quando soube do plano secreto de Deus de reclamar e recuperar o governo e domínio das regiões celestiais “contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12). Tal fez com que ele percebesse que havia um segredo que tinha sido dele escondido, um segredo que significava a sua derrota completa! Não é de admirar que Paulo conclua o seu maior capítulo sobre o mistério ao dizer do Pai que o ocultou: “A Esse glória na igreja, por Jesus Cristo” (Efésios 3:21).
Mas, embora seja a glória de Deus Ele poder esconder uma coisa tão grande, “a glória dos reis é tudo investigar”. Tu podes não ser o maior do mundo, mas provas que fazes parte da aristocracia espiritual do teu tempo quando procuras as profundezas do mistério que Deus escondeu de Satanás com tanta eficácia desde antes da fundação do mundo. Que honra é sondar as profundezas desta grande verdade, e “perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” do que “que excede todo o entendimento”, (Efésios 3:18,19) a fim de podermos ser “cheios de toda a plenitude de Deus”.
por Ricky Kurth