O conselho da bondade

 Estrada esburacada obriga mãe a empurrar cadeira de rodas do filho por  quilômetros até ponto de ônibus | Sorocaba e Jundiaí | G1

 

     “Antes sede, uns para com os outros, benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como, também, Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32).

      Embora provavelmente todos tenham uma ideia do que significa ser bom, a definição precisa de bondade pode surpreender-te! Vejamos como a Bíblia define essa palavra, ao compararmos Escritura com Escritura:

     Em 2 Crónicas 10, Roboão tinha acabado de herdar o trono de Israel após a morte do seu pai Salomão (9:29-31). Quando as pessoas perguntaram se ele aliviaria o fardo financeiro que o seu pai havia colocado sobre eles (10:1-5), “teve Roboão conselho com os anciãos, que estiveram perante Salomão, seu pai, enquanto viveu” (v. 6). Esses anciãos responderam sabiamente:

     “Se te fizeres benigno e afável [ou seja, manifestares bondade] com este povo, e lhes falares boas palavras, todos os dias serão teus servos” (v. 7).

     No entanto, a passagem paralela em 1 Reis 12 regista as suas palavras de forma diferente:

     “Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos” (v. 7).

     Longe de ser uma discrepância, essa variação no que esses homens ouviram dizer naquele dia é a maneira de Deus definir bondade. Ser benigno, bondoso com um homem significa ser servo dele. Isso concorda com a definição que Webster dá à palavra “bondoso, benigno”: “Disposto a fazer o bem aos outros e fazê-los felizes satisfazendo os seus pedidos, suprindo os seus desejos …" etc.

     Quão importante é a bondade? Quando Roboão “deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado” (I Reis 12:8), e decidiu ser mais cruel do que o seu pai jamais sonhou ser (vv. 14,15), “se desligaram [ou, rebelaram] os israelitas da [ou, contra a] casa de David,” ( v. 19). Este foi o início da grande divisão nas doze tribos de Israel, quando Jeroboão liderou dez das tribos em revolta para longe da casa de David, abrindo uma brecha entre as dez tribos de Israel e as duas tribos de Judá (1 Reis 12:20-33). Por outras palavras, milhões de pessoas ficaram divididas durante mil anos – tudo por falta de um pouco de bondade!

     Para encerrar, embora a tua falta de bondade provavelmente não tenha esse tipo de efeito monumental no mundo, afetará alguém. Porque não decides agora mesmo ser paulino tanto na prática quanto na doutrina, e és um dos “uns para com os outros, benignos”?

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário