Deus faz algumas das Suas melhores obras nas cavernas
Então David se retirou dali, e se escapou para a caverna de Adulam … - 1 Samuel 22:1
O desânimo é para nós uma emoção comum e é um dos grandes inimigos da experiência de seguir a Cristo. É um inimigo do impulso pessoal e da visão. É um cancro que arrancará de ti o entusiasmo e a alegria. Mas também é um teste, porque como respondes ao desânimo quando as coisas não vão indo bem é um dos desafios mais importantes que enfrentarás como pessoa que ama e segue o Senhor Jesus Cristo.
Durante o reinado do rei Saul, um profeta de Deus, Samuel, ungiu o jovem David como o futuro rei de Israel. Mesmo antes de se tornar rei, o povo do reino apaixonou-se por David. Tudo o que ele tocava virava ouro. Ele foi vitorioso sobre um dos inimigos mais temidos de Israel, Golias. Quando o rei Saul lutou com problemas emocionais, David esteve presente para o confortar. Se alguma vez houve alguém que teve as coisas acontecer-lhe de feição umas após outras, foi David. Parecia que nada poderia dar errado com ele. Depois, tudo mudou, acontecimento após acontecimento. Veja a seguinte litania de perdas na vida de David:
- Ele perdeu o emprego. Ele passou de menino pastor a guerreiro aclamado e depois a fugitivo.
- Ele perdeu a sua popularidade, estatuto e rendimento.
- Ele perdeu a sua esposa quando o rei Saul a deu a outro homem.
- Ele perdeu o seu mentor quando Samuel morreu.
- Ele perdeu o seu melhor amigo Jónatas.
- Ele perdeu a sua casa. A Bíblia diz-nos que ele acabou por fugir para Gate, a terra dos inimigos de Israel.
Depois de tudo o que David passou, ele acabou na caverna de Adulão. Ele esperava um palácio, mas obteve uma caverna! Devastador!
Uma caverna soa-te a algum lugar que já visitaste antes? A Caverna é para onde vais quando o apoio, amparo, e tudo o que te sustenta e segura, cedem; quando de repente, as coisas não funcionam como imaginavas. Talvez tenhas perdido um emprego, segurança financeira, cônjuge, sonho de vida familiar, mentor, amigo ou saúde. Todos nós já passámos por isso. A verdade é que, mais cedo ou mais tarde, todo o mundo passa um tempo sério numa Caverna.
A Caverna é onde Deus faz algumas das Suas melhores obras. Deus molda-nos e forma-nos na Caverna como em nenhum outro lugar. Quando te vires numa Caverna, encorajo-te a abraçares o facto. Porquê? Porque quando tudo o que tu tens é Deus, rapidamente percebes que Ele é suficiente. Tu nunca saberás que o Senhor é tudo o que precisas, até Ele ser tudo o que tu tens. Ele é capaz de transformar o desânimo em encorajamento. Ele transforma o medo em confiança. Ele é capaz de trazer uma nova vida a partir das circunstâncias mais desesperadoras. Estás numa Caverna? Busca o Senhor.
APROFUNDANDO:
1. Que circunstâncias na tua vida presente podem resultar em passares algum tempo na Caverna?
2. Que lições que aprendeste em experiências anteriores passadas numa Caverna?
LEITURA ADICIONAL:
Hebreus 12:7-11
Por R. Dugall