Mais misericórdia, mais como o Senhor Jesus

Misericórdia e Mísera": o abraço do Perdão de Deus - Arquivo - Notícias -  Arquidiocese de Braga 

 

     “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. ” 1 Coríntios 13:4-5 (NTLH)

      Uma das melhores coisas que podes fazer pela tua família é manifestar-lhes misericórdia. Misericórdia é amor em ação. Então, quando ignoras as irritações e escolhes ser benigno com a tua família – mesmo quando não merecem – tu estás a ser misericordioso.

     Outra maneira importante de manifestar misericórdia em tua casa é deixares de lado as mágoas do passado.

     Tu manténs um registo mental sempre que alguém da tua família faz algo de errado?

     És rápido em lembrares-te de como alguém te magoou? A Bíblia diz que o verdadeiro amor não armazena mágoas e ofensas para serem usadas mais tarde como vingança. Quando te apegas a uma mágoa assim, não estás a ser amoroso.

     A Bíblia diz: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. ” 1 Coríntios 13:4-5 (NTLH)

     Observa como “grosseiro” e “não guarda mágoas” estão no mesmo versículo. Essa é a razão porque as pessoas são grosseiras: elas estão a reagir a uma mágoa passada que guardaram e depois debitam nos outros. E quando reagem a uma mágoa do passado, não conseguem relacionar-se com o presente.

     Levítico 19:18 diz: “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo, como a ti mesmo: Eu sou o Senhor.”

     As mágoas do passado estão a manter-te refém hoje? Não guardes mágoas do teu cônjuge ou filhos. E também não fales às outras pessoas sobre as tuas mágoas. Isso é maledicência! Em vez disso, simplesmente deixa para lá.

     Às vezes é mais difícil mostrar misericórdia às pessoas mais próximas de ti. Mas quando podes deixar para lá e ser misericordioso, estás a aprender a ser mais como o Senhor Jesus.

 

REFLEXÃO

• Que mágoa tens nutrido? Porquê? Como podes ser intencional em deixar para lá?

• Há muitos passos que podes dar para encontrar a cura de dores passadas – incluindo buscar aconselhamento e orientação bíblica, orar por meio das Escrituras e obedecer ao Espírito Santo. Qual é o passo que podes dar hoje, seja grande ou pequeno, em direção à cura?

• Porque achas que às vezes é mais difícil manifestar misericórdia à tua família do que a qualquer outra pessoa?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário