Como mostrar misericórdia num mundo cruel
“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” Colossenses 4:6
Uma das melhores maneiras de testemunhar do Senhor Jesus Cristo num mundo que está a tornar-se cada vez mais crítico, egoísta e implacável é manifestar misericórdia aos outros.
Ontem analisámos duas coisas que podes fazer para edificares um estilo de vida de misericórdia: começa a procurar e a ouvir as necessidades das pessoas e não te ofendas com os pecados dos outros.
Eis mais duas maneiras de manifestares misericórdia:
Escolhe as tuas palavras com cuidado. Se queres revelar misericórdia, há algumas coisas que simplesmente não podes dizer. Não podes ser rude ou sarcástico. A misericórdia coloca um monitor na tua boca e ajuda-te a escolher palavras que edificam as pessoas em vez de derrubá-las.
Colossenses 4:6 diz: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”
Talvez tenhas crescido numa família onde era comum derrubarem-se uns aos outros, e agora desenvolveste o mesmo padrão na tua própria vida. Como quebras esse hábito? Pede a Deus por sabedoria porque “a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia …” (Tiago 3:17).
Quanto mais sábio te tornares, mais misericordioso serás com as pessoas ao teu redor – independentemente do quanto elas discordem ou não gostem de ti. Isso porque quanto mais entenderes as mágoas das outras pessoas, mais provável é que lhes dês desconto e manifestes misericórdia.
Valoriza mais salvar as pessoas do que manter as regras. O Senhor modelou isso repetidamente. Um bom exemplo é encontrado no livro de Mateus. O Senhor diz isto aos fariseus legalistas: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” (Mateus 23:23).
O Senhor Jesus Cristo não gostou de como os fariseus priorizavam o dízimo sobre coisas mais importantes, como tratar as pessoas com justiça, revelar misericórdia e ter fé. Ele também quer que “não negligenciemos as coisas mais importantes”. Ele prefere ver a nossa bondade chegar aos outros para que, um dia, estes Lhe rendam as suas vidas. O Senhor está mais interessado na edificação do reino do que em seguir regras.
Sempre que manifestas misericórdia, maior é o teu testemunho cristão dado ao mundo.
REFLEXÃO
• Quando eras criança, como é que a tua família exemplificava a misericórdia com as suas palavras? Como é que eles não modelaram a misericórdia com as suas palavras?
• Em que situação esperas estar nesta semana que exija que tenhas misericórdia?
• Já alguma vez lutaste para manifestar misericórdia a alguém, mas quando soubeste do seu passado, revelar misericórdia tornou-se mais fácil? Porque é que isso aconteceu?
- R. W.