Como mostrar misericórdia num mundo cruel

Misericórdia e Mísera": o abraço do Perdão de Deus - Arquivo - Notícias -  Arquidiocese de Braga 

 

     “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” Colossenses 4:6

      Uma das melhores maneiras de testemunhar do Senhor Jesus Cristo num mundo que está a tornar-se cada vez mais crítico, egoísta e implacável é manifestar misericórdia aos outros.

     Ontem analisámos duas coisas que podes fazer para edificares um estilo de vida de misericórdia: começa a procurar e a ouvir as necessidades das pessoas e não te ofendas com os pecados dos outros.

     Eis mais duas maneiras de manifestares misericórdia:

     Escolhe as tuas palavras com cuidado. Se queres revelar misericórdia, há algumas coisas que simplesmente não podes dizer. Não podes ser rude ou sarcástico. A misericórdia coloca um monitor na tua boca e ajuda-te a escolher palavras que edificam as pessoas em vez de derrubá-las.

     Colossenses 4:6 diz: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”

     Talvez tenhas crescido numa família onde era comum derrubarem-se uns aos outros, e agora desenvolveste o mesmo padrão na tua própria vida. Como quebras esse hábito? Pede a Deus por sabedoria porque “a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia …” (Tiago 3:17).

     Quanto mais sábio te tornares, mais misericordioso serás com as pessoas ao teu redor – independentemente do quanto elas discordem ou não gostem de ti. Isso porque quanto mais entenderes as mágoas das outras pessoas, mais provável é que lhes dês desconto e manifestes misericórdia.

     Valoriza mais salvar as pessoas do que manter as regras. O Senhor modelou isso repetidamente. Um bom exemplo é encontrado no livro de Mateus. O Senhor diz isto aos fariseus legalistas: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” (Mateus 23:23).

     O Senhor Jesus Cristo não gostou de como os fariseus priorizavam o dízimo sobre coisas mais importantes, como tratar as pessoas com justiça, revelar misericórdia e ter fé. Ele também quer que “não negligenciemos as coisas mais importantes”. Ele prefere ver a nossa bondade chegar aos outros para que, um dia, estes Lhe rendam as suas vidas. O Senhor está mais interessado na edificação do reino do que em seguir regras.

     Sempre que manifestas misericórdia, maior é o teu testemunho cristão dado ao mundo.

 

REFLEXÃO

• Quando eras criança, como é que a tua família exemplificava a misericórdia com as suas palavras? Como é que eles não modelaram a misericórdia com as suas palavras?

• Em que situação esperas estar nesta semana que exija que tenhas misericórdia?

• Já alguma vez lutaste para manifestar misericórdia a alguém, mas quando soubeste do seu passado, revelar misericórdia tornou-se mais fácil? Porque é que isso aconteceu?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário