Estás pronto para voltar?
“… bem-aventurado [ou, felicíssimo] é o povo cujo Deus é o Senhor.” Psalm 144:15
Nos últimos dois dias, vimos o que as pessoas realmente perdem quando estão espiritualmente perdidas. Elas não apenas perdem a sua direção, proteção e potencial, como também perdem sua felicidade.
Quando estás em harmonia com Deus, isso dá-te a paz que precisas para estares em harmonia com os outros, tornando-te numa pessoa mais feliz. Mas quando estás desligado de Deus, muitas vezes estás desligado dos outros – e infeliz.
Vemos isso acontecer na história do filho pródigo em Lucas 15. É sobre um jovem que deixou o seu pai, levando a sua herança com ele e desperdiçando-a numa vida descuidada. Lucas 15:14 diz: Ele gastou tudo o que tinha, ficando sem nada, e começou a padecer necessidades. A sua imprudência deixou-o solitário e miserável.
A verdade é que nada destrói a felicidade mais rápidamente do que o conflito num relacionamento. Depois que o jovem teve um conflito com o pai, criou um relacionamento tenso. Isso gerou ressentimento, culpa e arrependimento.
Essa história lembra-nos de como somos infelizes quando estamos em conflito com o nosso Pai celestial. Nós não fomos projetados para viver desligados de Deus. É por isso que torcer-Lhe o nariz e seguir o nosso próprio caminho nunca funciona.
Porém, no momento em que dizemos: “Deus, estou cansado de viver do modo que tenho vivido”, Ele corre para nos encontrar. Ele toma a iniciativa. Ele até comemora, como o pai fez com o filho pródigo: “… Trazei depressa o melhor vestido e vesti-lho … e comamos e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado …” (Lucas 15:22-24).
Talvez digas: “Eu costumava sentir-me perto de Deus, mas não me sinto mais perto d’Ele e perdi a minha felicidade”. Lembra-te: Deus não mudou; foste tu que mudaste. Ele é imutável.
Sabe que Deus te vê extremamente valioso e quer que voltes para Ele. E quando o fizeres, Ele manifestará amor e compaixão (Lucas 15:20), como o pai manifestou ao seu filho pródigo.
Retornar ao Pai celestial e ter um relacionamento correto com Ele é o único caminho para a verdadeira alegria e felicidade!
REFLEXÃO
• Quão perto de Deus te sentes agora? Como isso está a afetar o teu nível de alegria?
• De que forma um relacionamento tenso afetou a tua felicidade geral?
• Que medidas podes tomar hoje para resolveres conflitos num relacionamento terreno difícil? E no teu relacionamento com Deus?
- R.W.