A única distinção que importa
“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10
Aos olhos de Deus, existem apenas dois tipos de pessoas – pessoas salvas e pessoas perdidas. Cada um de nós enquadra-se numa dessas duas categorias. E, em última análise, nenhuma outra distinção humana importa.
Deus ama todas as pessoas, independentemente de género, raça ou cultura. E ele não distingue as pessoas pela sua educação, aparência, riqueza ou talento. O que mais importa para Ele é se as pessoas são espiritualmente salvas ou ficam perdidas.
“Salvo” e “perdido” implicam valor. As duas palavras significam que Deus te vê como digno de buscar, salvar e encontrar; “salvo” e “perdido” são expressões do Seu amor.
A Bíblia diz: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10
Vê quão valioso és. O Senhor Jesus Cristo veio à Terra para te buscar e salvar.
Apenas coisas valiosas se perdem; coisas sem valor simplesmente se extraviam. Por outras palavras, ninguém perde um palito. Podes extraviar um palito de dentes, mas não o perdes – porque não é valioso.
Se eu perdesse o meu anel de casamento, seria uma perda real porque representa mais de 40 anos de compromisso com a minha esposa. Não só isso, foi ela que mo deu, e eu amo-a. Eu nunca extraviaria a minha aliança de casamento; eu perdê-la-ia.
Portanto, quando falamos sobre uma pessoa estar espiritualmente salva ou perdida, estamos a falar sobre o valor dessa pessoa. Quer seja salva ou perdida, ela é incrivelmente valiosa.
Mas Deus não quer que alguém fique espiritualmente perdido. Porquê? Porque isso significa que a pessoa ficaria desligada, separada d’Ele para sempre, nunca podendo relacionar-se com Ele.
Nos próximos três dias, vamos olhar para a pergunta: “O que realmente se perde quando se está espiritualmente perdido?” As respostas a essa pergunta ajudar-te-ão a entender o quanto és importante para Deus e a testemunhares esta notícia encorajadora a outras pessoas.
REFLEXÃO
• Talvez inconscientemente, mas terás pensado nas pessoas que estão perdidas como tendo valor diferente das pessoas que foram salvas? Qual é a sensação de saber que todas as pessoas são de igual valor para Deus?
• Podes indicar um exemplo de algo que perdeste? E de algo que se extraviou? Qual era o valor de cada uma dessas coisas para ti?
• Quem na tua vida precisa de ouvir o quanto tem valor para Deus? Arranja tempo hoje para encorajares essa pessoa, dizendo-lhe isso.
- R.W.