Sê humilde diante de Deus
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. - Lucas 12:15
O Senhor Jesus Cristo contou uma história sobre um homem rico que era um bom homem de negócios com um bom plano de negócios. Ele tinha sido bem sucedido na sua indústria agrícola. As suas colheitas tinham sido produtivas. Ele estava a examinar a sua planta física e percebeu que não tinha instalações para armazenar as suas colheitas. O que pode um bom empresário fazer numas circunstâncias destas? Construir um armazém maior, é claro. Típico de um empresário de sucesso, ele economizou os seus lucros. Ele podia dizer: “Já tenho o suficiente para descansar e relaxar; comer beber e ser feliz.”
No entanto, o Senhor conta a história da seguinte forma: “Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20) Ai. O rico recebe a má notícia: a tua vida acabou e tu não podes levar as tuas riquezas contigo.
O que é que este indivíduo fez de tão mau? As empresas devem ser todas sem fins lucrativos? Não deve haver planeamento para o futuro ou reforma? Não deveria haver prazer na vida e no fruto do nosso próprio trabalho? Pode-se extrair razoavelmente essas conclusões como primeira impressão.
Felizmente, o Senhor Jesus Cristo intervém com a moral da história. Não se trata realmente de perspicácia nos negócios ou lucros, mas de perspetiva de vida. O Senhor concluiu a história com: “Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” (ver. 21). O problema do rico não era ter riquezas materiais, mas não ser humilde diante de Deus. Ele não demonstrou nenhuma preocupação com o lugar de Deus na sua vida. O rico deixou Deus fora da sua vida e, no fim, ficou sem nada.
Não há nada inerentemente errado em teres esperanças e sonhos para o futuro, em desenvolveres o teu potencial, em expandires os teus negócios, em economizares para o teu futuro. Mas, a questão mais importante é a seguinte: és rico para com Deus? À parte disso, todas as outras coisas não valem nada. Conquistas pessoais e reinos pessoais nunca duram.
Sê humilde diante de Deus. Convida-O para participar e emparceirar na tua vida. Procura desenvolver o teu relacionamento com Ele. Dá-Lhe o devido lugar na tua vida, como Senhor. Se o fizeres, estará em lugar seguro – com tesouros guardados para a eternidade – que nada, nem ninguém, nem mesmo a morte, te podem tirar.
APROFUNDANDO:
1. Identifica coisas, pessoas ou atividades na tua vida, que te impedem de ser rico para com Deus.
2. Que medidas de ação podes tomar para reordenar as tuas prioridades?
LEITURA ADICIONAL:
Tiago 4:13-17; Mateus 6:31-33, 16:26; Salmo 127:1
Por Jim Liebelt