Deleite
O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para te salvar; Ele Se deleitará em ti, com alegria; calar-Se-á por Seu amor, regozijar-Se-á em ti, com júbilo. - Sofonias 3:17
Nas últimas semanas eu estava ter um desempenho inferior. Numa conversa com um amigo, ele interrompeu-me e disse: “Sabes, desde que estamos a conversar, já usaste a palavra ‘incompetente’ meia dúzia de vezes ao falares de ti próprio. Porquê?" Percebi que estava a ter dificuldade em ver o que Deus vê em mim.
Já estiveste assim? Já estiveste num lugar onde te sentiste incompetente, incapaz, centralmente falhado? Já tiveste a sensação de não seres capaz de superar algo que te está a assombrar? Já estiveste num lugar onde te sentiste muito distante de seres alguém que Deus pudesse amar?
Parece que no cerne da questão da incompetência está um sentimento profundo de que simplesmente não conseguimos abraçar livremente a pessoa que Deus vê em nós. Porque lutamos para ser amados?
A realidade é que somos amados e temos valor, não pelo que fazemos, ou até poderíamos fazer se quiséssemos. Temos valor e somos amados pelo nosso Criador meramente e essencialmente porque somos Seus. Assim como os pais amam e valorizam os seus filhos – não porque sejam obedientes, mas simplesmente porque são seus filhos –, assim é Deus conosco.
Tu és criação de Deus – abraçada, amada, valorizada, querida, até motivo de deleite. Nada jamais mudará esse facto. Nenhuma quantidade de obediência irá mudar isso. Nenhuma quantidade de desobediência também o irá mudar. Tal é a graça. Isto é amor. Quando abraçamos a vida em Cristo, na verdade somos renovados, sarados, santificados. O velho foi-se. Chegou o novo.
Acho fascinante que quando Paulo se dirige aos crentes, ele nunca os chama de “pecadores”. Em vez disso, chama-os de santos.
Então, acho que o desafio para nós é sermos o que já somos: santos, amados, completos e livres. Estas não são coisas como Deus meramente nos vê... são coisas que nós realmente somos. Tu és amado. Tu és valorizado. Tu és querido. Não é isto Boa Notícia (Evangelho)?
APROFUNDANDO:
1. Como definirias a palavra “graça”? É mais fácil veres-te como um “santo” ou um “pecador”?
2. Como podes dar um passo para viver à luz de como Deus te vê?
LEITURA ADICIONAL:
Efésios 2:1-10; 2 Coríntios 5:17
Por Mike DeVries