É bom chorares o teu fracasso
“… E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.” Mateus 26:74-75
Quando experimentas o fracasso, às vezes parece que nunca te irás recuperar. Mas recuperas. Se experimentaste falhas financeiras, casamento, carreira ou qualquer outra coisa, podes recuperar.
A recuperação começa com chorares o teu fracasso. Não o minimizes nem finjas que não aconteceu. Não te apresses a tentar sentir-te melhor. Em vez disso, reserva um tempo para sentires a dor.
Isso destaca um importante princípio de vida: para superares isso, precisas de passar por isso. Tal é verdade em muitas áreas da vida, mas é particularmente verdade com o fracasso.
O choro é o caminho para se superar o fracasso. Quando falhas, só queres esquecer o assunto, encher as tuas emoções e partires rapidamente para a próxima coisa. Mas isso é um erro. O choro é a maneira como se aprende as lições do fracasso.
Quando engoles as tuas emoções em vez de passares por elas, o teu estômago ressente-se. É como pegares numa lata de refrigerante, sacudi-la e colocá-la no congelador. Acabará por explodir!
Pedro, um dos discípulos do Senhor, experimentou a dor do fracasso em primeira mão. Num momento de crise, ele negou que conhecesse o Senhor Jesus Cristo, e esse fracasso conduziu a um profundo choro.
A Bíblia diz: “… E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.” Mateus 26:74-75.
Imagina como Pedro se deve ter sentido desapontado. Ele andou ao lado do Senhor, vendo-O ensinar, fazendo milagres, curando pessoas, ressuscitando os mortos e oferecendo misericórdia e perdão repetidamente. No entanto, na primeira vez que ele foi posto à prova sobre o seu compromisso com o Senhor, ele negou-O três vezes seguidas.
Contudo, em vez de ignorar o seu fracasso, Pedro fez a coisa certa: foi humilde e arrependeu-se. Ele confessou o seu fracasso e chorou - e essa é a chave para a cura.
Muitas pessoas querem tomar atalhos quando têm uma falha. Querem contornar o caso e fingir que não destruiu o seu casamento, e então recuperam-se noutro relacionamento. Ou fingem que foi culpa de outra pessoa o fracasso do negócio e começam outro negócio no dia seguinte. Simplesmente nunca aprendem a lição.
Todavia não há atalho para o choro e a recuperação do fracasso. Quanto maior o fracasso na tua vida, mais tempo levará a curar. Deixa que Deus trabalhe no teu coração. Tu não podes forçar a cura. A recuperação é um ato da misericórdia de Deus, e vem com o tempo.
REFLEXÃO
• Dirias que sabes como chorar bem? Porquê ou porque não?
• Qual foi o resultado de tentares ignorar um fracasso em vez de o chorares?
• Quando falhas, a quem deves admitir? Porque isso é importante?
- R. W.