É bom chorares o teu fracasso

Chorar Sem Motivo - O Que Isso Pode Significar? - José Roberto Marques -  Presidente do IBC Coaching

  

     “… E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.” Mateus 26:74-75

      Quando experimentas o fracasso, às vezes parece que nunca te irás recuperar. Mas recuperas. Se experimentaste falhas financeiras, casamento, carreira ou qualquer outra coisa, podes recuperar.

     A recuperação começa com chorares o teu fracasso. Não o minimizes nem finjas que não aconteceu. Não te apresses a tentar sentir-te melhor. Em vez disso, reserva um tempo para sentires a dor.

     Isso destaca um importante princípio de vida: para superares isso, precisas de passar por isso. Tal é verdade em muitas áreas da vida, mas é particularmente verdade com o fracasso.

     O choro é o caminho para se superar o fracasso. Quando falhas, só queres esquecer o assunto, encher as tuas emoções e partires rapidamente para a próxima coisa. Mas isso é um erro. O choro é a maneira como se aprende as lições do fracasso.

     Quando engoles as tuas emoções em vez de passares por elas, o teu estômago ressente-se. É como pegares numa lata de refrigerante, sacudi-la e colocá-la no congelador. Acabará por explodir!

     Pedro, um dos discípulos do Senhor, experimentou a dor do fracasso em primeira mão. Num momento de crise, ele negou que conhecesse o Senhor Jesus Cristo, e esse fracasso conduziu a um profundo choro.

     A Bíblia diz: “… E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.” Mateus 26:74-75.

     Imagina como Pedro se deve ter sentido desapontado. Ele andou ao lado do Senhor, vendo-O ensinar, fazendo milagres, curando pessoas, ressuscitando os mortos e oferecendo misericórdia e perdão repetidamente. No entanto, na primeira vez que ele foi posto à prova sobre o seu compromisso com o Senhor, ele negou-O três vezes seguidas.

     Contudo, em vez de ignorar o seu fracasso, Pedro fez a coisa certa: foi humilde e arrependeu-se. Ele confessou o seu fracasso e chorou - e essa é a chave para a cura.

     Muitas pessoas querem tomar atalhos quando têm uma falha. Querem contornar o caso e fingir que não destruiu o seu casamento, e então recuperam-se noutro relacionamento. Ou fingem que foi culpa de outra pessoa o fracasso do negócio e começam outro negócio no dia seguinte. Simplesmente nunca aprendem a lição.

     Todavia não há atalho para o choro e a recuperação do fracasso. Quanto maior o fracasso na tua vida, mais tempo levará a curar. Deixa que Deus trabalhe no teu coração. Tu não podes forçar a cura. A recuperação é um ato da misericórdia de Deus, e vem com o tempo.

 

REFLEXÃO

• Dirias que sabes como chorar bem? Porquê ou porque não?

• Qual foi o resultado de tentares ignorar um fracasso em vez de o chorares?

• Quando falhas, a quem deves admitir? Porque isso é importante?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário