A opinião de Deus é mais importante
“O receio do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.” Provérbios 29:25
“É perigoso preocupares-te com o que os outros pensam de ti, mas se confias no Senhor, estás seguro.” Provérbios 29:25 (GNT)
Sempre que tomas uma decisão com base no que as outras pessoas irão pensar, plantas sementes para o fracasso na tua vida.
Podes não perceber, mas temeres a desaprovação dos outros causa mais problemas à tua vida do que quase qualquer outra coisa. Quando te preocupas com o que as outras pessoas pensam, tendes a fazer o que é popular, mesmo sabendo que é errado. Assumes compromissos que não podes cumprir, simplesmente porque estás a tentar fazer todo o mundo feliz. E isso é uma receita para o fracasso.
E é uma das razões pelas quais Pedro falhou com o Senhor Jesus Cristo, negando-O três vezes. Ele estava mais preocupado com o que as outras pessoas pensavam do que em ser fiel ao Senhor.
A Bíblia diz: “E Pedro o seguiu de longe, até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim [ou, o que ia acontecer] … Ora Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.” (Mateus 26:58, 69-70).
Pedro tinha acabado de passar três anos com o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. Mas a primeira vez que ele teve a oportunidade de reconhecer esse privilégio, em vez disso, negou o Senhor. Pedro estava mais preocupado com o que as outras pessoas pensavam de ele se identificar com Cristo.
Pensa em quantas vezes tiveste a oportunidade de testemunhar de Cristo e não disseste nada porque estavas preocupado com o que as outras pessoas pensariam.
Para ti a opinião de outra pessoa importa mais do que a de Deus? Quando permites que outra pessoa seja mais importante do que Deus, ela torna-se no teu deus. A tal chama-se de ídolo – e isso é uma configuração para o fracasso.
O medo da desaprovação vem sempre de uma ferida escondida. Talvez tenha sido uma rejeição no passado. Pode ser uma necessidade desconhecida ou um trauma que experimentaste ao crescer. É uma dor profunda, tão profunda que está escondida em ti. Eu chamo a isso de dor na alma.
Essa dor na alma está sempre relacionada com a tua identidade. Se não sabes quem és, serás manipulado pela desaprovação de outras pessoas durante o resto da tua vida. Não irás defender o que acreditas nem fazer o que está certo.
A Bíblia diz em Provérbios 29:25: “É perigoso preocupares-te com o que os outros pensam de ti, mas se confias no Senhor, estás seguro.” Provérbios 29:25 (GNT)
Quando reconheces as feridas ocultas na tua vida, Deus pode começar a curá-las. E tu podes viver na liberdade de saber que a opinião de Deus é mais importante.
REFLEXÃO
• A tua identidade baseia-se no que Deus diz que és em Cristo. O que vais fazer hoje para começares melhores hábitos de estudo da Bíblia para que possas ter confiança na tua identidade, com base no que a Palavra de Deus diz?
• Quando encontraste segurança nas tuas decisões de confiar no Senhor?
• Que ferida oculta te faz temer a desaprovação de outras pessoas? Se não tens a certeza, pede a Deus que te ajude a saber e pede-Lhe que comece a curar essa ferida hoje.
- R. W.