A opinião de Deus é mais importante

Eu escolhi ouvir a voz de Deus, não a opinião dos outros. - Frazes Nenhuma descrição de foto disponível.

 

      “O receio do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.” Provérbios 29:25 

      “É perigoso preocupares-te com o que os outros pensam de ti, mas se confias no Senhor, estás seguro.” Provérbios 29:25 (GNT)

     Sempre que tomas uma decisão com base no que as outras pessoas irão pensar, plantas sementes para o fracasso na tua vida.

     Podes não perceber, mas temeres a desaprovação dos outros causa mais problemas à tua vida do que quase qualquer outra coisa. Quando te preocupas com o que as outras pessoas pensam, tendes a fazer o que é popular, mesmo sabendo que é errado. Assumes compromissos que não podes cumprir, simplesmente porque estás a tentar fazer todo o mundo feliz. E isso é uma receita para o fracasso.

     E é uma das razões pelas quais Pedro falhou com o Senhor Jesus Cristo, negando-O três vezes. Ele estava mais preocupado com o que as outras pessoas pensavam do que em ser fiel ao Senhor.

     A Bíblia diz: “E Pedro o seguiu de longe, até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim [ou, o que ia acontecer] … Ora Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.” (Mateus 26:58, 69-70).

     Pedro tinha acabado de passar três anos com o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. Mas a primeira vez que ele teve a oportunidade de reconhecer esse privilégio, em vez disso, negou o Senhor. Pedro estava mais preocupado com o que as outras pessoas pensavam de ele se identificar com Cristo.

     Pensa em quantas vezes tiveste a oportunidade de testemunhar de Cristo e não disseste nada porque estavas preocupado com o que as outras pessoas pensariam.

     Para ti a opinião de outra pessoa importa mais do que a de Deus? Quando permites que outra pessoa seja mais importante do que Deus, ela torna-se no teu deus. A tal chama-se de ídolo – e isso é uma configuração para o fracasso.

     O medo da desaprovação vem sempre de uma ferida escondida. Talvez tenha sido uma rejeição no passado. Pode ser uma necessidade desconhecida ou um trauma que experimentaste ao crescer. É uma dor profunda, tão profunda que está escondida em ti. Eu chamo a isso de dor na alma.

     Essa dor na alma está sempre relacionada com a tua identidade. Se não sabes quem és, serás manipulado pela desaprovação de outras pessoas durante o resto da tua vida. Não irás defender o que acreditas nem fazer o que está certo.

     A Bíblia diz em Provérbios 29:25: “É perigoso preocupares-te com o que os outros pensam de ti, mas se confias no Senhor, estás seguro.” Provérbios 29:25 (GNT)

     Quando reconheces as feridas ocultas na tua vida, Deus pode começar a curá-las. E tu podes viver na liberdade de saber que a opinião de Deus é mais importante.

 

REFLEXÃO

• A tua identidade baseia-se no que Deus diz que és em Cristo. O que vais fazer hoje para começares melhores hábitos de estudo da Bíblia para que possas ter confiança na tua identidade, com base no que a Palavra de Deus diz?

• Quando encontraste segurança nas tuas decisões de confiar no Senhor?

• Que ferida oculta te faz temer a desaprovação de outras pessoas? Se não tens a certeza, pede a Deus que te ajude a saber e pede-Lhe que comece a curar essa ferida hoje.

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário