Mantém os teus pontos fortes em perspetiva
“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” 1 Coríntios 10:12
O fracasso faz parte da vida. Não importa quem és ou qual a tua história, irás experimentar o fracasso em algum momento. Faz parte do viver como pessoa imperfeita num mundo imperfeito.
Na noite em que o Senhor Jesus foi preso, antes de ir à cruz, o Seu amigo Pedro falhou com ele de maneira significativa. Pedro negou-O — não apenas uma, mas três vezes.
Durante a Última Ceia, o Senhor disse aos Seus discípulos que Ele seria preso, morreria e três dias depois voltaria à vida. O Senhor disse aos discípulos: “Todos vós, esta noite, vos escandalizareis em Mim” (Mateus 26:31). No entanto, Pedro continuou a insistir que nunca negaria o Senhor. Na verdade, Pedro disse-o três vezes!
Pedro superestimou a sua força - e isso acabou por conduzi-lo ao seu fracasso.
Superestimar a nossa força ainda é uma causa comum de fracasso hoje. Tu pensas que és mais forte do que és; crês que podes lidar com a tentação.
Quando as pessoas superestimam os seus pontos fortes, há consequências terríveis: os negócios falham, as batalhas perdem-se e os cônjuges são tentados a ter casos.
Podes pensar: “Isso nunca poderia acontecer comigo.” Contudo, 1 Coríntios 10:12 diz: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.”
Ninguém está isento. Perante uma certa situação, és capaz de qualquer pecado, e eu também.
Quando não prestas atenção aos teus pontos fortes, estes tornam-se pontos fracos. Por outras palavras, uma força desprotegida torna-se numa dupla fraqueza porque tens um sentimento de orgulho nela.
O maior fracasso de Pedro, negar a Cristo, aconteceu logo após a Última Ceia, uma experiência muito íntima e poderosa. A mesma área onde podes ter tido uma grande vitória pode ser exatamente onde tropeças a seguir.
Resiste à tentação de superestimar os teus pontos fortes. Em vez disso, mantém os teus pontos fortes em perspetiva para que eles não se tornem na tua fonte de fracasso.
REFLEXÃO
• Quando é que superestimares um dos teus pontos fortes te levou ao fracasso?
• Qual é a força que sabes que precisas de prestar mais atenção para que não se torne numa fraqueza?
• Como é que a Palavra de Deus te ajuda a manter teus pontos fortes em perspetiva?
- R. W.