O poder do Evangelho

o-poder-de-Deus-1 

 

     “Porque o nosso Evangelho não foi a vós somente em palavras, mas, também, em poder, e no Espírito Santo …." (1Tes. 1:5).

      Na segunda viagem apostólica de Paulo, Paulo, Silas e Timóteo comunicaram a verdade do Evangelho da graça de Deus aos tessalonicenses. No entanto, Paulo reconheceu que não foi a eloquência deles que conduziu as pessoas à fé em Cristo. O Evangelho havia chegado à igreja de Tessalónica em palavras, mas “não... somente em palavras”.

     “John Stott compartilha a seguinte história ocorrida em 1958, quando ele liderava uma campanha universitária em Sydney, Austrália. Um dia antes da reunião final, Stott recebeu a notícia de que o seu pai havia falecido. Além da sua dor, Stott também estava a começar a perder a sua voz. Veja como Stott descreve o último dia da campanha:

     “‘Já era fim de tarde a escassas horas da reunião final da missão, então eu senti que não poderia recuar naquele momento... Quando chegou a hora de dar a minha mensagem ... eu tive que me aproximar a meia polegada do microfone, e eu grasnei o Evangelho como um corvo. Eu não consegui exercer a minha personalidade. Eu não conseguia mover-me. Eu não conseguia usar nenhuma inflexão na minha voz. Eu grasnei o Evangelho num tom monótono.

     “‘... Eu voltei à Austrália cerca de dez vezes desde 1958, e em todas as ocasiões alguém veio até mim e disse: “Lembra-se daquela reunião final na universidade no grande salão?” “Lembro-me bastante bem”, tenho respondido. “Bem”, dizem, “eu converti-me naquela noite.’”

     “Stott conclui: 'O Espírito Santo toma as nossas palavras humanas, ditas em grande fraqueza e fragilidade, e usa-as com poder na mente, coração, consciência e vontade dos ouvintes…’"1

     A verdade do Evangelho tem poder. É pela graça que o Espírito Santo usa as nossas palavras e a nossa proclamação do Evangelho para salvar almas. Ele fá-lo, mesmo quando as palavras são ditas em fraqueza, quando tropeçamos nas palavras, quando não respondemos bem às perguntas e mesmo quando temos a certeza de que somos desastrosos.

     A conversão de almas não depende de técnicas habilidosas de vendas, retórica poderosa ou lógica convincente da nossa parte. O poder está na verdade do Evangelho e do Espírito Santo. Nós somos simplesmente chamados a tornar o Evangelho conhecido, e o Espírito Santo opera por meio da nossa fidelidade em comunicar a Sua verdade. Mesmo que pareça que falhamos quando falamos do Evangelho, na verdade nunca falhamos. De acordo com as Escrituras, “Deus … sempre nos faz triunfar em Cristo” (2 Coríntios. 2:14) quando damos a conhecer o conhecimento do Salvador e as boas notícias da Sua obra consumada.

______________________

1. “John Stott Discovers God's Power in His Weakness,” (John Stott descobre o poder de Deus na sua fraqueza), Preaching Today, acedido em 30 de abril de 2021.

por Kevin Sadler

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário