Deus quer o teu coração

 Dá-me o teu coração - Ruben Fernandes - YouTube

Provérbios 23:26

 

     Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de Mim e, com a boca e com os lábios, Me honra, mas o seu coração se afasta para longe de Mim, e o seu temor para Comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído. Isaías 29:13

      Lembro-me de crescer numa igreja não muito longe da minha casa. Embora fôssemos à igreja “religiosamente” (engraçado como usamos esta palavra, não é?), ainda me lembro de odiar a igreja. Era aborrecido e cheio de pessoas que eu não conhecia e que pareciam, bem... demasiado sérias.

     Um dia, uma senhora bem-intencionada da nossa igreja veio até mim e disse: “Filho, gostas da igreja?” Eu ainda não sabia muito bem como iria exatamente responder. E ela continuou, não afetada pelo meu silêncio: “Espero que sim, porque é assim que o Céu irá ser – igreja, eternamente”.

     Acho que tive uma reação bem típica a esta situação para um menino de nove anos, pensando: “Se o Céu é como um culto eterno na igreja, será que eu quero realmente ir para lá?”

     Agora que estou mais velho, tenho pensado um pouco. É possível fazer as mesmas coisas que agradam a Deus, mas estar tão longe do espírito da questão, que perdemos completamente o cerne?

     Quanto mais leio as Escrituras ultimamente, mais continuo a encontrar aqueles momentos onde Deus parece estar a dizer: Eu sei que pensas estar a fazer as coisas certas, até mesmo as coisas que Eu te disse para fazeres, mas … estás a perder completamente o cerne.” É como se estivéssemos a fazer as “coisas” certas, mas os nossos corações, as coisas que Deus realmente quer, estarem essencialmente nenhures.

     Vez após vez, Deus diz: “Não quero os teus sacrifícios. Não quero as tuas festas religiosas. Na verdade, estou a começar a detestá-las. O que eu quero é o teu coração.” Por outras palavras, eu não quero a tua “religião” – fazeres ações para Me agradar – Eu quero que o teu coração anseie apaixonadamente por mim, diz Deus.

     É como se Ele estivesse a dizer: “Se o teu coração não está nisso, eu não quero”.

     É o teu coração que Deus está a procurar, não a tua religião. Hoje, ao longo do teu dia, considera esta questão: Deus tem o teu coração, ou apenas a tua obediência “religiosa”? Talvez precises de parar de fazer algumas coisas para teres a certeza de que estás a fazer as coisas certas pelas razões certas.

 

APROFUNDANDO:

Deus tem o teu coração, ou apenas a tua obediência religiosa?

LEITURA ADICIONAL:

Isaías 29:13-16

Por Mike DeVries

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário