Salvador de todos os homens?

Ficheiro:Frente de Todos 2019.png – Wikipédia, a enciclopédia livre 

 

     Como Cristo é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem?

      … [O] Deus vivo, … é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis [ou, dos que creem] (1 Tim. 4:10).

     “... o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.” (1 João 4:14), mas “aprouve a Deus salvar os crentes [ou, os que creem]” (1 Coríntios 1:21). Assim, Deus é o Salvador potencial de todos, e o Salvador particular de todos os que creem. A justiça é oferecida a “todos”, mas só vem “sobre todos os que crêem” (Rom. 3:22).

     Mas no contexto de 1 Timóteo 4:10, é possível que Paulo tivesse ainda mais em mente. No versículo 16, ele disse a Timóteo:

     “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”

     Uma vez que Timóteo já havia sido salvo dos seus pecados, Paulo deve estar a dizer que Timóteo poderia salvar-se a si mesmo e aos seus ouvintes, de toda a miséria e sofrimento que o não dar ouvidos à doutrina paulina sempre traz. Homens não salvos também podem ser beneficiados desse tipo de salvação.

     Lembra-te que, uns versículos antes, Paulo disse aos crentes que “a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir” (v. 8). Todo o crente sabe que viver uma vida piedosa trará o lucro de recompensas no Tribunal de Cristo na vida que há-de vir. Mas a piedade também traz muito lucro nesta vida. Cornelius R. Stam costumava dizer que se ele morresse e descobrisse que o Cristianismo era mentira, que não havia vida após a morte ou recompensas na vida futura, ele não se arrependeria por um só momento da vida que viveu, pois esta é a vida mais rica, gratificante e satisfatória que pode ser vivida.

     Porém, até mesmo os incrédulos sabem por experiência que “o caminho dos prevaricadores é áspero” (Prov 13:15), e que “a virtude é a sua própria recompensa”. Assim, Cristo também pode salvá-los da miséria e sofrimento, pois eles prestam desavisadamente atenção à “doutrina que é segundo a piedade” (1 Tm 6:3).

     E assim, exatamente como o sol e a chuva que Deus dá a todos os homens podem salvá-los da privação que eles conheceriam sem essas dádivas da vida (Mateus 5:45; Atos 17:17), aderir aos princípios cristãos pode salvar homens não salvos da miséria e sofrimento da vida. Isso faz de Deus “o Salvador de todos os homens”, mas especialmente dos que creem, pois os que creem, além disso, também serão salvos eternamente do lago de fogo na vida que há-de vir.

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Armando Santos 26JUN22
Noites longas

Tema abordado por Armando Santos em 26 de junho de 2022

Carlos Oliveira 24JUN22
O que é a verdade?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de junho de 2022

Dario Botas 19JUN22
Esperança terrena vs celestial (Tessal.)

Tema abordado por Dário Botas em 19 de junho de 2022

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:12 em 29 de junho de 2022

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário