Lidando com a rejeição

Como Lidar Com Rejeição. Diversas vezes na vida eu vejo pessoas… | by  Filipe Mattos | CANAL DE VENDAS | Medium 

 

     Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. – Gálatas 1:10

      Não te surpreendas quando alguém te rejeitar ou o ferir de alguma forma. Há pecado no mundo. Ele existe. As pessoas podem ser raivosas e más. As pessoas feridas irão atacar outras. As pessoas rejeitadas irão rejeitar outras. A rejeição não deve surpreender ninguém.

     Mas qual é a melhor maneira de lidar com a rejeição? Uma das coisas mais úteis e práticas que podes fazer é desenvolveres um plano com antecedência que te ajude a lidar com a rejeição.

     Há uns anos, perguntei a um dos pastores na nossa congregação, como ele lidava com as cartas anónimas de críticas feitas à mesma. Perguntei: “Já recebeu cartas dessas?” Ele começou a rir! “Claro”, respondeu. “Recebo bastante.” "Então o que fazer com isso?" perguntei. “Não as leio”, disse ele.

     Foi um dos melhores conselhos de rejeição que alguma vez recebi. Nunca imaginei que esta reação fosse mesmo uma opção!

     A questão de como lidar com a rejeição torna-se ainda mais fácil quando respondes a uma pergunta mais fundamental: Para quem vou viver a minha vida – para Deus ou para os homens?

     Se a resposta for “para os homens”, estás apenas a preparar-te para a rejeição. Porquê? Porque não podes agradar a todos. Ponto final. O segredo de simplificares a vida é dizeres: “Vou fazer o que agrada a Deus. Viver para agradar a Deus, é sempre a coisa certa a fazer. Não importa o que os outros pensem.”

     Tu e eu temos uma escolha. Podemos escolher se vamos viver para o aplauso de Deus ou para o aplauso das pessoas. Para a multidão ou para Deus? O texto bíblico de hoje diz-nos que não podemos buscar a aprovação simultânea de ambas as situações.

     Deus vê-te de maneira diferente das pessoas. As pessoas olham para o exterior; Deus olha para o coração. Deus vê sempre o nosso potencial. Ele sabe quem somos e quem podemos ser. Enquanto as outras pessoas olham para o exterior das nossas vidas e nos aceitam ou rejeitam em conformidade, Deus vê o coração. Ele também nos vê como Seus próprios filhos, total e ternamente amados. Essa é a perspectiva de que precisamos: que somos filhos de Deus – e Ele nunca rejeita os Seus.

     Compreender plenamente o amor de Deus por nós dá-nos poder sobre a rejeição. O Seu amor é incondicional. Ele sabe tudo a nosso respeito – e ainda nos ama. O Seu amor tem o poder de impedir que as nossas cabeças se movam de um lado para o outro para ver o que os outros pensam de nós. Tal amor foca os nossos olhos n’Aquele cuja opinião realmente importa – Deus. Efésios 1:4 descreve que Deus “nos elegeu n’Ele [em Cristo], antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis, diante d’Ele em amor.”

     Uau. Sem culpa. É assim que Deus te vê. Ninguém mais te vê assim! Porque Deus te ama, não há necessidade de provares a tua auto-estima. Isso é tão relaxante... e libertador!

     Endireitar a nossa perspetiva e descansar no conhecimento de que Ele nos ama – dá-nos o ímpeto de que precisamos para nos recuperarmos da dor da rejeição e mantém-nos ocupados a viver as nossas vidas para uma audiência de Um.

 

APROFUNDANDO:

1. Se os teus amigos mais próximos fossem solicitados a comentar se vives para agradar aos outros ou vives para agradar a Deus, como achas que eles responderiam? Porquê?

2. Qual é o teu plano pessoal para lidares com a rejeição?

LEITURA ADICIONAL:

1 Samuel 16:7; 1 João 3:2

Por Doug Fields

Sermões e Estudos

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

CMO&NANDO 07ABR24
A idade desta igreja

Tema abordado por CMO e Fernando Quental em 07 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 10 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário