O propósito de Deus para o teu dinheiro

Atenção: Muitos depósitos a prazo significam "perder dinheiro" -  MoveNotícias

 

     “A sabedoria duma pessoa sensata manifesta-se preparando o futuro; o louco revela a sua insensatez enganando-se a si mesmo.” Provérbios 14:8 (O Livro)

      O dinheiro é uma ferramenta a ser usada para os propósitos de Deus. Tu não deves guardá-lo, armazená-lo ou adorá-lo. Deves usá-lo!

     O dinheiro também é um recurso temporário. Contudo podes usar recursos temporários — o que Deus colocou nas tuas mãos — para um bem permanente.

     Em Lucas 16, o Senhor Jesus Cristo transformou um administrador desonesto, mas sagaz, em herói. Como o administrador sabia que seria demitido, então decidiu fazer alguns amigos baixando as dívidas que tinham com o seu patrão.

     O homem era desonesto, mas o Senhor Jesus Cristo disse que ele fez três coisas certas. Essas três coisas revelam lições que Deus quer que aprendas e apliques nas tuas finanças.

     O administrador olhou para diante. Muitas pessoas nunca olham para diante quando se trata das suas finanças. Porque não poupam, são imprudentes.

     Provérbios 14:8 diz: “A sabedoria duma pessoa sensata manifesta-se preparando o futuro; o louco revela a sua insensatez enganando-se a si mesmo.” (O Livro)

     O administrador tinha um plano. Como saber se tens um plano financeiro? É muito simples: tens um orçamento? Um orçamento é simplesmente teres despesas planeadas. Com um orçamento, dizes ao teu dinheiro para onde queres que ele vá, em vez de te interrogares para onde foi. Tens que ter um plano.

     A Bíblia diz em Provérbios 16:9: “Devemos fazer planos – contando com Deus para nos dirigir” (TLB).

     O administrador agiu rapidamente. Lucas 16:4 diz: “Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam nas suas casas.”

     O administrador não procrastinou; ele não demorou. Ele colocou o seu plano em ação. Ele não disse: “Um dia vou colocar as minhas finanças em ordem” ou “Um dia vou começar a poupar para a reforma”.

     O Senhor Jesus Cristo não elogiou a desonestidade do administrador. Ele elogiou a sua atitude, que se traduziu em: “Vou pensar no futuro. Vou ter um plano. E vou investir em relacionamentos que beneficiarão os outros e a mim no futuro.”

     Isto é sagacidade! O Senhor Jesus Cristo quer que faças o mesmo quando se trata das tuas finanças. Estás a despender o tesouro aqui na Terra ou a olhar para diante e a acumular tesouros no Céu?

 

REFLEXÃO

• Em que áreas gostarias de começar a planear financeiramente para o futuro? O que queres realizar com o teu dinheiro no futuro?

• Como tens procrastinado quando se trata de administrares as tuas finanças e economizares para o futuro? O que podes fazer hoje para avançar nessas áreas?

- R. W.

Sermões e Estudos

Armando Santos 26JUN22
Noites longas

Tema abordado por Armando Santos em 26 de junho de 2022

Carlos Oliveira 24JUN22
O que é a verdade?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de junho de 2022

Dario Botas 19JUN22
Esperança terrena vs celestial (Tessal.)

Tema abordado por Dário Botas em 19 de junho de 2022

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:12 em 29 de junho de 2022

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário