Quatro coisas que não deves fazer com o teu dinheiro
“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” Lucas 12:15
Deus quer que penses de forma inteligente sobre o teu dinheiro.
O Senhor Jesus Cristo conta a história de um homem rico que contratou um administrador para cuidar da sua propriedade (Lucas 16). Quando o administrador foi acusado de administrar mal o dinheiro do seu senhor e foi chamado a prestar contas da sua administração, o administrador elaborou um plano. Ele sabia que ia perder o emprego, mas decidiu fazer alguns amigos que cuidariam dele quando fosse demitido. Então, ele convocou todos os que deviam dinheiro ao seu patrão e baixou as suas dívidas; se alguém devesse 1500 litros de azeite, ele dizia para mudar sua conta para 750 litros.
Quando o patrão ouviu o que o administrador havia feito, “louvou aquele senhor o injusto mordomo [ou, administrador], por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes, na sua geração, do que os filhos da luz” (Lucas 16:8).
O Senhor Jesus Cristo não elogia a desonestidade do administrador, mas elogia a sua perspicácia. O que é perspicácia? Seres perspicaz significa que és sagaz, estratégico e engenhoso. Vês um problema claramente, sabes o que precisa ser feito e depois descobres como fazê-lo. Deus quer que aprendas a ser biblicamente perspicaz com o teu dinheiro.
Esta história ensina quatro coisas que não deves fazer com o teu dinheiro.
Não desperdices o teu dinheiro. Lucas 16:1 diz: “Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado, perante ele, de dissipar os seus bens”. Tudo o que tens — inclusive o teu dinheiro — pertence a Deus e é um presente Seu. Então tens que ter cuidado para não desperdiçares o que pertence ao teu Senhor.
Não ames o teu dinheiro. Precisas decidir se Deus é o número um na tua vida ou se é antes ganhares muito dinheiro. Não podes fazer de ambos a tua prioridade.
A Bíblia diz: “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de aborrecer um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon” (Lucas 16:13).
Não confies no teu dinheiro. Independentemente da quantidade de dinheiro que tenhas, podes sempre perdê-lo. O administrador aprendeu isso rapidamente em Lucas 16:3: “Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia?”
Se queres estar seguro, o centro da tua vida tem que ser algo que nunca te pode ser tirado. E há apenas uma única coisa que nunca podes perder: o amor de Deus por ti.
Não esperes que o teu dinheiro satisfaça. Se achas que teres mais dinheiro te tornará mais feliz, mais seguro ou mais valioso, estás seriamente equivocado. O dinheiro nunca te satisfará: “O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda: também isto é vaidade” (Eclesiastes 5:10).
É por isso que o Senhor diz em Lucas 12:15: “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”
REFLEXÃO
• Como gastarás o teu dinheiro de maneira diferente agora que sabes que todo o teu dinheiro realmente pertence a Deus?
• Se os outros observassem a tua vida e como lidas com o teu dinheiro, o que diriam que é mais importante para ti?
• Como podes ser ambicioso e satisfeito com o teu rendimento ao mesmo tempo?
- R. W.