Quatro coisas que não deves fazer com o teu dinheiro

Como levar dinheiro para Paris e França - 2021 | Dicas incríveis! 

 

     “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” Lucas 12:15 

      Deus quer que penses de forma inteligente sobre o teu dinheiro.

     O Senhor Jesus Cristo conta a história de um homem rico que contratou um administrador para cuidar da sua propriedade (Lucas 16). Quando o administrador foi acusado de administrar mal o dinheiro do seu senhor e foi chamado a prestar contas da sua administração, o administrador elaborou um plano. Ele sabia que ia perder o emprego, mas decidiu fazer alguns amigos que cuidariam dele quando fosse demitido. Então, ele convocou todos os que deviam dinheiro ao seu patrão e baixou as suas dívidas; se alguém devesse 1500 litros de azeite, ele dizia para mudar sua conta para 750 litros.

     Quando o patrão ouviu o que o administrador havia feito, “louvou aquele senhor o injusto mordomo [ou, administrador], por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes, na sua geração, do que os filhos da luz” (Lucas 16:8).

     O Senhor Jesus Cristo não elogia a desonestidade do administrador, mas elogia a sua perspicácia. O que é perspicácia? Seres perspicaz significa que és sagaz, estratégico e engenhoso. Vês um problema claramente, sabes o que precisa ser feito e depois descobres como fazê-lo. Deus quer que aprendas a ser biblicamente perspicaz com o teu dinheiro.

     Esta história ensina quatro coisas que não deves fazer com o teu dinheiro.

     Não desperdices o teu dinheiro. Lucas 16:1 diz: “Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado, perante ele, de dissipar os seus bens”. Tudo o que tens — inclusive o teu dinheiro — pertence a Deus e é um presente Seu. Então tens que ter cuidado para não desperdiçares o que pertence ao teu Senhor.

     Não ames o teu dinheiro. Precisas decidir se Deus é o número um na tua vida ou se é antes ganhares muito dinheiro. Não podes fazer de ambos a tua prioridade.

     A Bíblia diz: “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de aborrecer um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon” (Lucas 16:13).

     Não confies no teu dinheiro. Independentemente da quantidade de dinheiro que tenhas, podes sempre perdê-lo. O administrador aprendeu isso rapidamente em Lucas 16:3: “Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia?”

     Se queres estar seguro, o centro da tua vida tem que ser algo que nunca te pode ser tirado. E há apenas uma única coisa que nunca podes perder: o amor de Deus por ti.

     Não esperes que o teu dinheiro satisfaça. Se achas que teres mais dinheiro te tornará mais feliz, mais seguro ou mais valioso, estás seriamente equivocado. O dinheiro nunca te satisfará: “O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda: também isto é vaidade” (Eclesiastes 5:10).

     É por isso que o Senhor diz em Lucas 12:15: “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” 

 

REFLEXÃO

• Como gastarás o teu dinheiro de maneira diferente agora que sabes que todo o teu dinheiro realmente pertence a Deus?

• Se os outros observassem a tua vida e como lidas com o teu dinheiro, o que diriam que é mais importante para ti?

• Como podes ser ambicioso e satisfeito com o teu rendimento ao mesmo tempo?

- R. W.

Sermões e Estudos

Armando Santos 26JUN22
Noites longas

Tema abordado por Armando Santos em 26 de junho de 2022

Carlos Oliveira 24JUN22
O que é a verdade?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de junho de 2022

Dario Botas 19JUN22
Esperança terrena vs celestial (Tessal.)

Tema abordado por Dário Botas em 19 de junho de 2022

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:12 em 29 de junho de 2022

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário