Criação
“E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã o dia primeiro.” — Génesis 1:3-5
Eu sou um criacionista. Pessoalmente acredito que Deus criou todas as coisas no Céu e na Terra em seis dias literais de 24 horas. Uma compreensão adequada da criação é essencial, pois é o fundamento sobre o qual repousam todas as doutrinas de Deus. Infelizmente, alguns na Cristandade têm procurado erigir um sistema elaborado, conhecido como a teoria do dia-era para acomodar o calendário geológico de bilhões de anos. Mas será que essa posição passa no teste bereano?
Aqueles que aderem à teoria do dia-era acreditam que a palavra hebraica “dia” (yom) pode referir-se a um dia de 24 horas ou a um longo período de tempo. Isso é verdade! Por exemplo, o dia do Senhor é um longo período de tempo que abrange bem mais de mil anos. Consequentemente, o contexto deve sempre ser consultado para determinar a duração do tempo em consideração. Claro que aqueles que defendem esta posição ensinam que os dias do registo de Génesis cobrem literalmente milhões e milhões de anos, o que acomoda por conveniência a teoria da evolução.
Curiosamente, quando a palavra hebraica yom é usada com um número, ela refere-se sempre a um dia de 24 horas, sem exceção. Com respeito à Páscoa, Deus instruiu Moisés: “Sete dias comereis pães asmos; ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.” (Êxo. 12:15).
Então? Vamos concluir que o “primeiro dia” aqui referido é outra coisa que não um dia normal de 24 horas? Mais, quando são definidas fronteiras no termo yom, como “a tarde e a manhã”, conforme se lê em Génesis 1:5, isso limita o dia a 24 horas.
Mas talvez a evidência mais conclusiva de que cada dia era de 24 horas encontra-se em Êxodo 20:11: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou.” Aqui Moisés usa o termo yamin, o plural em hebraico para “dia”, ou seja, “dias”, que fala exclusivamente de ciclos de 24 horas.
Se o Espírito Santo pretendesse transmitir a ideia de que os dias da criação eram “eras”, Ele teria usado o termo hebraico olam, que é definido como “tempo indefinido”. Aceitamos pela fé que Deus é soberano e todo-poderoso; portanto, foi uma questão pequena para Deus, Ele trazer todas as coisas à existência em seis dias (Sal. 33:6-9).
- Paul M. Sadler