Três questões para formulares sobre os teus sentimentos

10 perguntas clássicas feitas durante uma entrevista | Michael Page

 

     “… no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus”. 1 Pedro 4:2

      O que são as concupiscências dos homens? São as suas emoções e os seus afetos. E uma vez que te tornas seguidor de Cristo, a tua vida deve ser controlada pela vontade de Deus, não por como te sentes.

     A Bíblia diz em 1 Pedro 4:2: … no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.” 

     Quando estiveres com raiva, aborrecido ou frustrado – o que quer que estejas a sentir – coloca a ti mesmo estas três questões:

     “Qual é a verdadeira razão porque estou a sentir isto?” Talvez a resposta seja medo ou preocupação. Talvez esteja relacionado com algo que um dos teus pais te tenha dito anos atrás. E depois, quando alguém diz algo semelhante, essa pessoa torna-se no alvo de toda a tua raiva reprimida.

     "É verdade?" O que você estás a sentir naquele momento é verdade? Há um ponto na Bíblia em que Elias fica tão desanimado que vai a Deus e reclama: “Deus, sou o único em toda a nação de Israel que resta para Te servir”. E Deus desafia-o, dizendo: “Estás a brincar comigo? Eu tenho todas aquelas pessoas que ainda Me estão a servir! Estás a agir como se fosses o único a tentar fazer o que está certro no mundo inteiro! Mas isso não é verdade."

     “O que estou a sentir está a ajudar-me ou a prejudicar-me?” Conseguirás o que desejas continuando a sentires-te assim? Muitos sentimentos parecem benéficos, mas na verdade são autodestrutivos.

     Por exemplo, digamos que vais a um restaurante e o serviço é extremamente lento. Esperas muito tempo para ser atendido. Entretanto, um casal chega 15 minutos depois de ti e toma as refeições antes de ti. Ficas cada vez mais irritado até sentires algo a brotar do teu interior. Podes formular a ti mesmo as três questões de hoje:

     ◦ Qual é a verdadeira razão porque estou a sentir isto? Estás com fome!

     ◦ É verdade? Sim, está frustrados porque o serviço é lento.

     ◦ O que estás a sentir está a ajudar-te ou a prejudicar-te? Estás a magoar-te. Irritares-te com o prestador do serviço não te irá dar um serviço melhor. O aborrecimento alguma vez funciona? Quando alguém te diz todas as coisas que estás a fazer de errado, isso faz-te querer mudar? Não, tudo o que faz é tornar-te defensivo.

     Assim, podes concluir que administrares as tuas emoções – escolheres a calma em vez da raiva – é a melhor opção.

     Quando parares para formulares essas três questões, entenderás melhor porque te sentes assim e o que precisas de fazer para ajudar na situação.

     Não deixes que os teus sentimentos te controlem. Escolhe lidar com como te sentes – para administrares as tuas emoções – hoje.

 

REFLEXÃO

• Quando é que as tuas emoções te fizeram acreditar em algo que não era verdade?

• Pensa numa experiência recente em que te sentiste zangado ou frustrado. Como achas que estas três questões teriam mudado o resultado da situação?

• O que achas que significa ser controlado pela vontade de Deus?

- R. W.

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário