Deus é real, independentemente de como te sintas

 Coragem! Deus nunca te abandonará! - Igreja de Deus | Ainda há lugar

 

     “Ele Se escondeu do Seu povo, mas eu confio n’Ele e n’Ele ponho a minha esperança.” Isaías 8:17 (NTLH)

      É fácil adorar a Deus quando as coisas na tua vida correm de feição – quando Ele te dá comida, amigos, família, saúde e situações felizes. Mas as circunstâncias nem sempre são agradáveis. Nesse caso, como adoras, então, a Deus? O que fazes quando Deus parece estar a um milhão de quilómetros de distância?

     O nível mais profundo de adoração é louvarmos a Deus apesar da dor, agradecermos a Deus durante uma provação, confiarmos n’Ele quando tentados, rendermo-nos a Ele quando sofremos e amarmo-Lo quando Ele parece distante.

     O escritor Philip Yancey observou certa vez: “Qualquer relacionamento envolve momentos de proximidade e momentos de distância, e num relacionamento com Deus, independentemente da sua intimidade, o pêndulo balançará de um lado para o outro”. É quando a adoração fica difícil.

     Para amadurecer a tua amizade, Deus a testar-te-á com períodos de aparente separação — momentos em que parece que Ele te abandonou ou esqueceu. Alguém referiu-se a esses dias de secura espiritual e dúvida como “a noite escura da alma”.

     O rei David passou por dias desses. Embora Deus o chamasse de “homem segundo o Meu coração” (Atos 13:22, NVI), David às vezes queixou-se da aparente ausência de Deus:

     • “Porque Te conservas longe, Senhor? Por que Te escondes nos tempos de angústia?” (Salmo 10:1 TLB).

     • “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? porque Te alongas das palavras do meu bramido, e não me auxilias?” (Salmo 22:1).

     • “Porque me rejeitas?” (Salmo 43:2).

     É claro que Deus realmente não abandonou David, e nunca te irá abandonar a ti. Deus prometeu repetidamente: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5, ARA).

 

REFLEXÃO

• Que medidas práticas podes tomar que te ajudem a adorar a Deus mesmo quando estiveres com dor ou num período difícil?

• O que achas que Deus pode querer que aprendas durante esses momentos?

• Quais as promessas de Deus que te podem dar esperança e encorajamento?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário