Nós precisamos uns dos outros

3 - SAÚDEM-SE UNS AOS OUTROS - Igreja Batista Celebração | Bragança Paulista 

 

     “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.” - Génesis 2:18

      O livro de Génesis é um livro sobre começos. Conta como nosso mundo surgiu e porque é como é. Génesis 1-3 é uma pintura, uma história épica, uma peça de poesia lindamente trabalhada. E como toda a boa poesia, o uso de palavras e frases é importante para a mensagem geral.

     Se leres Génesis 1-2, verás que a frase, “E viu Deus que era bom,” é repetida continuamente na história da criação. Deus fala para que algo exista, e tal surge. Deus vistoria a Sua obra da criação, enquanto a frase “E viu Deus que era bom,”  é repetida continuamente.

     Esta é a imagem que recebemos da criação desde o início. Tudo o que Deus criou, Ele viu como bom. Tudo era bom. Tudo estava certo. Tudo estava como deveria ser. Exceto uma coisa.

     Génesis 2:18 tem uma declaração surpreendente. Num mundo onde tudo o que Deus criou é “bom”, uma coisa no jardim não é - “Não é bom que o homem esteja só."

     Agora, o que torna esta declaração tão surpreendente é que ela ocorre antes de Génesis 3. Temos a imagem de que tudo antes da queda da humanidade no pecado era perfeito e da maneira que Deus queria que fosse, mas aparentemente havia uma coisa que não estava a funcionar tão bem . A solidão é a única coisa errada no jardim. A humanidade nunca foi feita para viver a vida sozinha.

     Desde o início da criação, o retrato que vemos é que a humanidade está ligada a relacionamento. As pessoas anseiam por relacionamentos. O relato de Génesis 1-2 diz-nos a razão. Deus é um ser relacional e, quando criou a humanidade à Sua imagem, também nos criou como seres relacionais. Um ser humano, sem relação com o resto da humanidade, é ... bem ... não humano.

     De acordo com Génesis 2:18, precisamos uns dos outros. Considera quantas vezes Deus usou outras pessoas na tua vida, por meio de um amigo ou ente querido, que esteve presente para ti no momento certo.

     46 vezes o Novo Testamento lembra-nos o que devemos fazer “uns aos outros” - amar uns aos outros, servir uns aos outros, perdoar uns aos outros, atender às necessidades uns dos outros, carregar os fardos uns dos outros ... para mencionar apenas algumas declarações. As Escrituras do início ao fim proclamam este facto único - a humanidade não foi feita para viver a vida sozinha. Nós precisamos realmente uns dos outros.

 

APROFUNDANDO:

Reserva algum tempo para ver e refletir sobre algumas das referências bíblicas em que a frase “uns aos outros” é usada. Quem está a agir contigo assim? Com quem ages assim?

LEITURA ADICIONAL:

Génesis 1-2

Por Mike DeVries

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário