Amaldiçoada está toda a gente!

Maldição hereditária: uma análise teológica | Teologia Brasileira

 

     A lei amaldiçoa “todo aquele que não permanecer em todas as coisas ... da lei” (Gál. 3:10). As palavras “permanecer” e “todas” aqui dizem-nos que a Lei exige 100% de fidelidade 100% do tempo! Embora isso possa parecer irracional, quantos dos nossos leitores casados ​​ficariam satisfeitos com a fidelidade de 99% do seu cônjuge? Mesmo se pudesse passar 70 anos sem pecar e depois pecasse, a Lei iria amaldiçoá-lo. Isso também pode parecer irracional, mas se passar 70 anos sem matar ninguém, e depois se precipitar matando, a lei não o deixará escapar só porque nunca o fez antes - nem Deus!

      “E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus” (Gál. 3:11). A palavra Grega aqui traduzida por “evidente” é traduzida por “manifesto [ou,  certo]” quando Paulo diz: “Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto [ou, certo] é que nada podemos levar dele” (1 Tim. 6:7). Nunca verá um atrelado U-Haul atrás de um carro funerário! E é exatamente tão evidente que ninguém pode ser justificado pela lei. Pode parecer bem aos olhos do seu vizinho, mas estamos a falar sobre ser “diante de Deus” (Gálatas 3:11). Até mesmo Abraão parecia bom aos seus vizinhos, mas ele não podia se vangloriar diante de Deus (Rom. 4:2), pois Deus sabia que ele mentiu sobre a sua esposa.

     Não, “O justo viverá da fé” (Gálatas 3:11), ou seja, a maneira que se consegue ser justo é pela fé. “Ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas por elas viverá” (Gál. 3:12), ou seja, viverá eternamente (Lev. 18:5 cf. Lc 10:25-28). Deus é justo. Se pudesse obedecer-Lhe perfeitamente, Ele dar-lhe-ia a vida eterna. Não é tecnicamente correto dizer que o único caminho para o Céu é pela fé. Mas, embora haja duas maneiras de chegar à lua, por foguete e por salto, uma dessas duas maneiras é impossível! Da mesma forma, existem duas maneiras de chegar ao Céu, pela fé e pelas obras da Lei (Rom. 2:6-10), mas a última é igualmente impossível! (Gál. 2:16).

     Felizmente, “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós” (Gl 3:13). “para que a bênção de Abraão [salvação] chegasse aos Gentios por …". Por quê? Por meio de Israel? Por meio da circuncisão ou da Lei? Isso era verdade para os Gentios no Antigo Testamento. Mas hoje a bênção de Abraão vem sobre nós “por Jesus Cristo”. Por que não “crê no Senhor Jesus Cristo” e ser assim salvo (Atos 16:31)? Observe que não diz “crê e sê bom”. Apenas diz para crer e ser salvo! “Cristo morreu por nossos pecados ... e ... ressuscitou” (I Cor. 15:3,4). Não tente adicionar nenhuma boa obra à obra de Cristo, pois a salvação é para “aquele que não pratica, porém crê!” (Rom. 4:5).

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário