Queremos também retirar-nos?
Em 2010, depois de participar em uma conferência bíblica na Virgínia Ocidental, EUA, a nossa família foi visitar a cidade de Nova York. Dennis Kiszonas ofereceu-se graciosamente para ser o nosso guia para um passeio pela cidade. Uma vez que estávamos hospedados em Nova Jersey em casa de um querido amigo, perguntei a Dennis Kiszonas se poderíamos parar na Star of Hope Mission (Missão Estrela da Esperança) em Paterson, antes de entrar na cidade. Cornelius R. Stam passou grande parte da sua infância a trabalhar nesta missão com o seu pai, Peter, que a fundou em 1913. Naquele tempo, missionários e conhecidos pregadores chegavam à Estrela da Esperança e pregavam fielmente a Palavra com clareza e autoridade. Muitos foram salvos pelo zelo deste ministério pela Palavra de Deus e pelo Evangelho da Graça não adulterado.
Ao chegar à missão e ao atravessar a porta da frente, notei que uma imagem de Peter Stam aparecia proeminente no vestíbulo. No entanto, pude logo ver que a missão não estava mais a proclamar a Palavra de Deus. Tornou-se numa missão que atende apenas à necessidade de alimentos e roupas da comunidade. Embora isso seja admirável, quanto mais importantes são as necessidades espirituais da alma? A Estrela da Esperança havia sido fundada para pregar a Palavra com um peso pela salvação das almas, mas afastaram-se desse propósito original para se concentrar em assistir necessidades físicas. Em imagens antigas que temos aqui na Berean Bible Socitey (Sociedade Bíblica Bereana), em torno do auditório da Estrela da Esperança havia versículos da Bíblia pintados no topo das paredes, versículos como Hebreus 2:3: "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação". Nós visitámos o prédio, vimos caixas de comida e roupas empilhadas, tapando esses versículos e tornando-os quase invisíveis.
Isto lembrou-me como, ao longo do tempo, um ministério pode perder de vista o seu objetivo principal e quão fácil é outras coisas e programas tomarem o lugar do que é mais importante: o destino eterno das almas e a Palavra de Deus. E o ministério com o qual estás envolvido? O Evangelho da Graça de Deus e a pregação da Palavra, bem manejada, é o principal objetivo? Quando muitos dos seguidores do Senhor deixaram-No durante o Seu ministério terreno, Ele perguntou aos doze: "Quereis vós também retirar-vos?" (João 6:67). Também nós nos retiraremos do Senhor relativamente ao Seu ministério celestial e às coisas que mais Lhe interessam? Que tal nunca aconteça.
- Kevin Sadler