Desenvolvendo convicções fortes
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.” Hebrews 11:1
Os dicionários geralmente definem “convicção” como uma crença fixa ou forte - mas a convicção é muito mais do que isso. Em adição às tuas crenças, as tuas convicções incluem os teus valores, comprometimentos e motivações.
Gosto da definição de convicção que certa vez ouvi do grande ensinador da Bíblia, Howard Hendricks. Ele disse: “Uma crença é algo por que argumentas. Uma convicção é algo por que morres.”
As tuas convicções determinam a tua conduta. Motivam-te a posicionares-te e a agir de acordo com os teus valores.
Quando te tornas Cristão, geralmente fazes coisas simplesmente porque os Cristãos ao teu redor as fazem, sugerem ou são um modelo. Podes orar, ler a Bíblia e estar nos cultos por causa do exemplo deles.
Isso é bom para um novo Cristão; as crianças aprendem da mesma maneira. No entanto, à medida que cresces, deves acabar por desenvolver os teus próprios motivos para fazeres o que fazes. Essas razões transformam-se em convicções.
As convicções bíblicas são essenciais para o crescimento e maturidade espiritual. Ironicamente, muitas pessoas hoje têm fortes convicções sobre questões menores, como futebol ou moda. Ao mesmo tempo, têm convicções fracas sobre questões importantes - como o que é certo e o que é errado.
Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.”
O desenvolvimento de convicções bíblicas fortes exige tempo e compromisso. Mas vale a pena. A longo prazo, estas ajudar-te-ão a viver uma vida consistente e baseada na fé.
REFLEXÃO
• Como é que as tuas convicções afetaram as decisões que tomaste?
• Quando tomaste uma decisão que não foi baseada nas tuas convicções? Quais foram os resultados disso?
• Sobre que questões precisas de te posicionar com base nas tuas convicções?
- R.W.