Perguntas

A importância de fazer perguntas | Por Tiago Belotte - Vida Simples

 

     Até quando, Senhor? Esconder-Te-ás para sempre? arderá a Tua ira como fogo? Senhor, onde estão as Tuas antigas benignidades, que juraste a David pela Tua verdade? - Salmo 89:46,49

      Em alguma idade, as crianças tornam-se questionadoras profissionais. Um dia tudo está normal, a vida anda muito bem e de repente começam: “Pai, porque o céu é azul? Como ficou azul, afinal? Existe algo por detrás disso?” “Mãe, porque é que o amarelo se chama ‘amarelo'?"

     Entendeste a ideia.

     Os filhos fazem perguntas aos pais porque acreditam que eles realmente sabem as respostas. De forma estranha, é perguntando que mostras o teu maior sentido de fé.

     Isso tem todo o tipo de implicações, não é?

     Por exemplo, algumas pessoas acreditam que o questionar a Deus é a forma final de desobediência, que questionar a Deus mostra falta de fé. Eu não concordo.

     Vez após vez, nas Escrituras, encontramos pessoas que clamaram a Deus. Clamaram a Deus porque sabiam que Ele tinha sido fiel no passado e que precisavam que Ele fosse fiel novamente no presente. “Deus, onde estás? Pensava que eras um Deus amoroso. Onde está esse Deus amoroso que pensei que Tu eras?” Talvez tenhas feito o mesmo tipo de perguntas. Quando tu e eu fazemos perguntas difíceis a Deus, colocamo-nos na senda dessa tradição antiga, que é registada repetidamente nas Escrituras.

     É ao fazeres perguntas honestas e angustiantes, cheias de indignação e frustração, que expressas um profundo sentimento de fé. Clamamos a Deus, em frustração e indignação, porque acreditamos que Ele é o único que pode fazer algo a esse respeito.

     Onde quer que estejas na tua jornada de fé, sabe que podes ir a Deus honestamente com as tuas questões, dúvidas e frustrações. Pode ser a coisa mais cheia de fé que podes fazer.

APROFUNDANDO:

Reserva um momento para formulares algumas perguntas a Deus. Sê honesto, até mesmo brutalmente honesto. Passa alguns momentos a orar sobre essas questões, levando cada uma delas a Deus.

LEITURA ADICIONAL:

Salmo 73; Salmo 89

Por Mike DeVries

Sermões e Estudos

Fernando Quental 16JAN22
Tribulação e tentação

Tema abordado por Fernando Quental em 16 de janeiro de 2022

Carlos Oliveira 14JAN21
Porque Deus permite a tragédia?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 14 de janeiro de 2022

David Gomes 09JAN21
A oração de Jesus

Tema abordado por David Gomes em 09 de janeiro de 2022

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:7 em 12 de janeiro de 2022

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário