Simples compromisso absoluto

Compromisso assumido, é compromisso cumprido! - YouTube 

 

     Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva, com a sua astúcia, assim, também, sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo - 2 Coríntios 11:3

      Há alguns anos, no Reino Unido, um comboio que se deslocava a cerca de 200 Km à hora, descarrilou. O acidente causou quatro mortos e mais de 30 feridos. Uma investigação revelou que os defeitos da via contribuíram significativamente para a causa do acidente. A empresa responsável pela manutenção da via férrea não cumpriu o seu compromisso de reparação da mesma.

     Compromissos indiferentes podem terminar em desastre. Tenho visto isso acontecer ao longo dos anos, em áreas da vida que vão desde o desporto e casamento, até amizades e negócios. Todos nós, num momento ou outro, provavelmente já fomos magoados por outras pessoas que assumiram compromissos indiferentes.

     Na sua maioria, os Cristãos diriam que assumiram o compromisso de seguir a Cristo. No entanto, existem aqueles entre nós que assumiram esse compromisso sem muita convicção. 

     Tragicamente, os Cristãos indiferentes são os que mais se magoam. Às vezes, enganam-se sobre a natureza de seguir a Cristo. Para eles, seguir a Cristo é um exercício de frustração. Não parece funcionar. Por vezes, afastam-se da fé. Como escreveu o apóstolo Paulo, “fizeram naufrágio na fé” (1 Timóteo 1:19.)

     O compromisso indiferente com Cristo não é nada novo. O próprio Senhor encontrou seguidores indiferentes. Ele disse-lhes: “E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu digo?” (Lucas 6:46). O Senhor desafiou as pessoas a serem sinceras quanto ao seu compromisso, calculando antecipadamente o custo de O seguir. (Lucas 14:25-33)

     Porque é importante ter um simples compromisso absoluto com o Senhor? Porque as coisas que fazemos como Cristãos podem facilmente tornar-se no foco da nossa fé. É muito fácil acabar comprometido com um programa cristão ou a igreja, em vez de estarmos coprometidos com Cristo. Programas e igrejas podem dececionar as pessoas, mas nunca o Senhor. É muito fácil comprometermo-nos seguir as regras do Cristianismo em vez de nos comprometermos com Cristo. Seguindo as regras podemo-nos tornar estéreis e restritivos. Seguir o Senhor tem a ver com relacionamento, não com regras. Seguir o Senhor traz liberdade e vida.

     O Senhor disse que segui-Lo é uma questão de escolha, feita diariamente. (Lucas 9:23) Infelizmente, a maioria das pessoas não faz essa escolha, pois não é o caminho mais fácil de seguir. Mas é a única escolha que conduz à verdadeira vida. É a única escolha que permite que te tornes tudo o que Deus deseja que sejas. Hoje, escolhe dedicares-te à pessoa do Senhor Jesus Cristo.

APROFUNDANDO:

1. Que “coisas” na vida atrapalham o teu caminho de pura devoção a Cristo?

2. Ora sobre essas “coisas”, pedindo a Deus a Sua força e graça para que te concentres no compromisso com Cristo.

LEITURA ADICIONAL:

Mateus 7:13-14; 13:1-24; Colossenses 2:6-23

Por Jim Liebelt

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário