Escolhe a graça, não a amargura

Raiz de amargura

 

     “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” Hebreus 12:15

      Se ainda tens ressentimento, então alguém te está a controlar.

     Já disseste algo como, “Ele deixa-me danado!”? Isso é uma admissão de que outra pessoa te está a controlar. A única maneira de tirares essa pessoa da mente e do coração é curares a ferida com a graça de Deus.

     Hebreus 12:15 diz: “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”

     Já conheceste uma família em que um pai amargo envenenou toda a família? A amargura é contagiosa e pode realmente tornar-se geracional. Alguém precisa de  quebrar a corrente, e se a amargura se enraizou na tua família, esse alguém podes ser tu.

     Os teus pais são amargos porque os pais deles eram amargos, e os pais deles por sua vez eram amargos? É hora de quebrar a corrente. E só há uma maneira de quebrá-la: com graça.

     Amigo, se tu não obtiveres a graça de Deus na tua vida, a vida tornar-te-á amargo. Porquê? Porque existe pecado no mundo. Vivemos num planeta imperfeito. Não é o paraíso. Pessoas más deixam escapar com coisas más o tempo todo. A vida não é justa.

     O perdão é justo? Absolutamente não.

     Mas o perdão não é uma questão de justiça. Não é sobre vingares-te. É uma questão de graça.

     Tu não perdoas uma pessoa porque é justo fazê-lo. Perdoas uma pessoa porque é a coisa certa a fazer, e tu não queres o teu próprio coração cheio de veneno. Tu não queres apegar-te à dor e ao ódio.

     O perdão é grátis, mas não é barato. Custou a vida do Senhor Jesus Cristo. Custou a Deus o Seu Filho.

     Quando o Senhor estava a morrer na cruz, com os braços estendidos, ele disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). É como se Ele lhes estivesse a dizer: “Eu amo-vos, Eu amo-vos, Eu amo-vos”. Na verdade, Ele disse: “Eles não merecem. Eles nem sabem o que estão a fazer. Mas, Pai, perdoa-lhes de qualquer maneira.”

     Segue o exemplo do Senhor Jesus Cristo e ofereça perdão hoje. Cura a tua amargura com a Sua graça.

REFLEXÃO

• Já sentiste amargura em relação a alguém? Qual foi o resultado na tua vida?

• Porque achas que a justiça é tão importante para muitas pessoas?

• A quem precisas de mostrar graça hoje?

- R.W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário