Tira a máscara

 

man wearing red jacket surrounded by purple and white smoke 

     A sinceridade dos sinceros os encaminhará, mas a perversidade dos desleais os destruirá. – Provérbios 11:3

      Já notaste quantos super-heróis colocam máscaras na hora de fazer os seus "trabalhos de super-heróis"? Eles usam essas máscaras para esconder a sua verdadeira identidade. Esta é uma das razões porque gosto tanto do Super-Homem. Quando ele está a atuar como super-herói, sendo quem ele realmente é, ele tira a máscara - aqueles grandes e velhos óculos de aro preto. Quando ele está a atuar para o que  foi feito, ele atua totalmente revelado, sendo mais ele mesmo mais do que em qualquer outro momento.

     Hoje, há um clamor do coração na nossa sociedade por autenticidade. Ficamos desiludidos repetidamente por aqueles que se descobre não serem quem diziam ser. Se formos honestos, talvez seja verdade nos nossos relacionamentos com outros crentes. Se formos ainda mais honestos, talvez tenhamos sido a causa da desilusão de outra pessoa e talvez essa desilusão não tenha sido devido a algo desagradável revelado nas nossas vidas, mas porque não estivemos dispostos a revelar nada real nas mesmas. Porquê as máscaras? Às vezes interrogo-me se o nosso próprio ADN inclui o cromossoma denominado “imagem” e por detrás da imagem está a palavra “orgulho”.

     Sonha por um momento. Como as nossas vidas seriam individualmente se tirássemos as máscaras e dependêssemos exclusivamente do poder de Deus para fazer o que Ele planeou que fizéssemos? Significaria pular do pedestal ... significaria ser apenas a “placa de sinalização” ... seria, de facto, humilhante. Pensa mais: imagina o impacto do povo de Deus neste país (e no mundo) se, de uma vez por todas, escolhermos remover as máscaras e fizermos uma cruzada contra o nosso próprio orgulho e lutarmos pela verdade - real, autêntica, compartilhando a vida, a humilde verdade. É hora de tirar a máscara.

APROFUNDANDO:

1. Em que área da tua vida te estás a esconder atrás do orgulho? Estás disposto a compartilhar essa área com outro crente em quem podes confiar e que te irá responsabilizar?

2. Considera o que fazes no ministério para Deus. O orgulho está atrapalhar-te de alguma forma? Entregarás a tua imagem a Deus para a tua proteção?

LEITURA ADICIONAL:

1 Pedro 5: 5-7; Efésios 4: 1-7

Por E. Cole

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário