Deixa, sabendo que Deus está no controlo

A TENDA NA ROCHA: Fé nos dias de aflição 

 

     “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a Terra.” Salmo 46:10

      Todos os dias, decide quem vai estar no controlo da tua vida - tu ou Deus.

     Essa escolha é uma batalha porque há coisas na vida que desejas controlar. Queres fazer as tuas próprias regras. Mas o alívio do stress começa sempre com o deixar Deus ser Deus. Começa sempre a dizeres: "Deus, desisto do controlo, porque só Tu podes controlar as coisas que estão fora do controlo na minha vida."

     O principal motivo de ficares stressado é porque estás a tentar controlar coisas que só Deus pode controlar. Tu não podes controlar o teu cônjuge, os teus filhos, o teu trabalho, o teu futuro ou o teu passado. Quando tentas fazer de Deus, isso coloca-te em oposição a Deus. Tu não só irás perder esse conflito, como também ficarás cansado - e stressado.

     O Salmo 46:10 diz: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a Terra.”

     Eu não sei o que enfrentarás esta semana. Tu também não sabes. Mas já posso dizer o que Deus deseja que faças: deixa de lado o controlo e confia que Ele está no controlo.

     Deixa e sabe! Este é o primeiro passo para a serenidade.

     Quando as pessoas enfrentam situações fora do controlo e se sentem stressadas, geralmente chegam a um de dois extremos. Uns, quanto mais fora do controlo a sua vida fica, mais difícil se torna tentar controlá-la. Outros fazem exatamente o oposto: simplesmente desistem e carpem mágoas.

     Ambas as reações ao stress são tolas. Não funcionam. Em vez de seres uma vítima ou te tornares hiper-controlador, precisas de fazer uma oração de rendição.

     Milhões de pessoas fazem a Oração da Serenidade, que se baseia na Oração do Senhor, mas a maioria nunca leu as últimas oito linhas da oração: “Vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz; aceitando, como Jesus aceitou, este mundo pecaminoso como ele é, não como eu o teria; confiando que Tu farás todas as coisas certas se eu me render à Tua vontade; para que eu possa ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz Contigo para sempre na próxima. Amém.”

     É aí que está o poder! O poder surge quando entregas a Deus qualquer coisa que esteja a tentar controlar. E isso levar-te-á a uma vida de serenidade.

REFLEXÃO

• O que significa praticamente viver “um dia de cada vez”?

• Como normalmente reages ao stress na tua vida? Como achas que Deus deseja que respondas?

• Quais são os resultados - físicos, emocionais e espirituais - quando entregas a Deus as coisas que desejas controlar?

- R.W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário