Como vencer o desânimo

Você não está sozinho. Jesus está com você

     

     “Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos acarretadores, e o pó [ou, entulho] é muito, e nós não poderemos edificar o muro.” Nehemiah 4:10

         O desânimo é curável. Quando fico desanimado, vou direto ao livro de Neemias. Este grande líder da antiga nação de Israel entendeu que havia quatro razões para o desânimo.

     Primeiro, tu ficas cansado. Simplesmente te cansas, como os trabalhadores se cansaram em Neemias 4:10: “Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos acarretadores, e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro”.

     Os seres humanos desgastam-se. Tu não podes queimar a vela nas duas pontas. Se estiveres desanimado, talvez não precises de mudar nada importante na tua vida. Só precisas de descansar! Às vezes, a coisa mais espiritual que podes fazer é ir para a cama.

     Em segundo lugar, ficas frustrado. Neemias diz que havia entulho por toda parte, tanto que este estava a atrapalhar a reconstrução do muro. Tu tens “entulho” na tua vida? Notaste que sempre que começas a fazer algo novo, o entulho (as frustrações que te impedem de trabalhar em direção ao teu objetivo) começam a acumular-se?

Se não limpares o entulho periodicamente, este interromperá o teu progresso. Tu não podes evitá-lo, então precisas de aprender a reconhecê-lo e a descartá-lo rapidamente para não perderes o foco nos teus objetivos.

     Terceiro, achas que falhaste. O povo de Neemias foi incapaz de terminar a sua tarefa tão rapidamente quanto a planeou originalmente e, como resultado, a sua confiança entrou em colapso. Eles pensaram: “Fomos estúpidos ao pensar que poderíamos reconstruir este muro”.

     Mas sabes o que eu faço quando não atinjo um objetivo atempadamente? Defino um novo objetivo. Eu não desisto. Todo o mundo falha; todo o mundo faz tolices. O problema não é que tenhas falhado; é como respondes ao teu fracasso.

     Cedes à autocomiseração? Começas a culpar outras pessoas? Começas a reclamar que é impossível? Ou concentras-te nas intenções de Deus e começas a mover-te novamente?

     Finalmente, cedes ao medo. Ceder ao medo conduz ao desânimo. Neemias 4 sugere que as pessoas mais afetadas pelo medo são aquelas que andam perto de pessoas negativas. Para controlares os pensamentos negativos na tua vida, evita pessoas negativas o máximo que puderes.

     Talvez estejas desanimado por causa do medo e digas: “Não consigo lidar com isto. É muita responsabilidade.” Talvez seja o medo das críticas. Ou achas que não mereces ter sucesso. O medo destruirá a tua vida se o permitires. Porém, podes optar por resistir ao desânimo dizendo: “Senhor, ajuda-me a tirar os meus olhos do problema e das circunstâncias e a manter os meus olhos em Ti”.

     Tu não tens que ficar preso no teu desânimo. Pede a Deus que te ajude a descobrir o motivo, a lidar com isso e a começar a seguir em frente com confiança.

REFLEXÃO

• “Entulho” (as frustrações que te impedem de trabalhar em direção ao teu objetivo) podem desperdiçar o teu tempo e energia e impedir-te de realizar o que Deus te chamou a fazer. Qual é o entulho na tua vida?

• Como podes reduzir a negatividade que te está a desanimar?

• Abandonaste um objetivo por causa do desânimo? Como te podes reorientar para cumprir o que Deus te chamou a fazer?

- R.W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário