Três coisas que te impedem de ouvir Deus

Erva daninha pode prejudicar produtividade agrícola 

 

     “E a [semente] que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram, e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, e riquezas, e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição.” Lucas 8:14

      Tu não podes ouvir Deus se a tua mente estiver repleta de outros pensamentos ou preocupações - particularmente preocupações, planos e atividades. Se estiveres sempre a ouvir rádio ou a ver TV, é difícil ouvires Deus quando Ele te liga. Para ouvires Deus, tens que eliminar distrações.

     O Senhor Jesus Cristo diz em Lucas 8:7, “E outra [semente] caiu entre espinhos, e, crescendo com ela os espinhos, a sufocaram”.

     Nesta história que o Senhor conta, as sementes são plantadas e começam a crescer - mas as sementes estão em solo infestado de ervas daninhas. Então, conforme a planta cresce, as ervas daninhas crescem ao seu redor. As ervas daninhas sufocam a vida da planta e esta nunca dá frutos.

     Eis o que o Senhor diz ser o significado de Lucas 8:7: “E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram, e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, e riquezas, e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição.” (Lucas 8:14).

     Três coisas podem sufocar o crescimento espiritual na tua vida e impedir-te de ouvires Deus:

     Preocupações. As preocupações são ervas daninhas. Quando estás preocupado com os problemas e pressões da vida diária, é mais difícil ouvires Deus.

     Riquezas. Estás tão ocupado em querer viver que deixas de ter vida? Trabalhar para pagar contas de coisas que não precisas, para te livrares de dívidas desnecessárias ou para ganhar mais dinheiro do que realmente precisas pode impedir o teu crescimento espiritual.

     Prazeres. Não há nada de errado com o prazer, mas toma cuidado para não ficares tão ocupado em te divertires a ponto de perderes Deus e os Seus planos para a tua vida.

     Sabes o que é sempre verdade sobre as ervas daninhas? Não tens que as cultivar. Elas crescem espontaneamente. Na verdade, as ervas daninhas são sinal de negligência. Se vires ervas daninhas no teu quintal ou jardim, significa que não estás a cuidar destes.

     É o mesmo com tua vida espiritual. As ervas daninhas na tua vida espiritual mostram que estás a negligenciar o teu tempo com Deus.

     Passa algum tempo todos os dias a cuidar do teu jardim espiritual. Arranca o joio assim que este aparecer, para que não sufocar a boa obra que Deus deseja fazer em ti.

 

REFLEXÃO

• Como lutas com as “ervas daninhas” da preocupação, da riqueza e do prazer?

• Como podes eliminar essas ervas daninhas da tua vida?

• Quanto tempo do teu dia é passado em silêncio? O que podes mudar na tua vida se reservares mais tempo para o silêncio e momentos de tranquilidade?

- R.W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário