Como desenvolver raízes espirituais?

 Uma rede conecta um sistema de raízes de árvores a outro sistema de raízes  de árvores, para que possam trocar nutrientes e… | Raízes de árvores,  Arvores, Paisagismo

 

     “E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam.” Lucas 8:13

      Durante a primavera, a erva toda, no sul da Califórnia, fica verde, as flores silvestres e as papoilas florescem, e é lindo. Mas no momento em que as chuvas param, as colinas ficam de novo acastanhadas. Porquê? Porque a erva tem raízes superficiais. As raízes não conseguem penetrar suficientemente fundo para obter água das nascentes que estão bem abaixo do solo.

     Quando uma planta tem raízes curtas, ela pode inicialmente brotar e ter uma boa aparência, mas seca rapidamente e não dura. É o mesmo com a tua vida espiritual. Para cresceres em qualquer estação, ou período, precisas de raízes profundas.

     Lucas 8:13 diz: “E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam.”

     Às vezes, podes ouvir a Palavra de Deus e ficar animado com ela, sem permitir que ela te transforme. Ages superficialmente. Reages emocionalmente. És movido impulsivamente. Mas não arranjas tempo para te aprofundares.

     Queres realmente ser assim? Não! Queres ser uma pessoa profunda, não uma pessoa superficial. Queres ser uma pessoa com profundas raízes espirituais para que, quando a seca vier e durar vários anos, possas continuar a dar frutos. Quando os ventos fortes chegam e alguém da tua família fica doente ou um amigo próximo morre, a provação não te surpreende, porque tens raízes.

     Como é que desenvolves raízes espirituais? Consegues isso tendo um tempo diário com Deus e um tempo semanal com outros crentes. Tens que passar tempo a sós com Deus e com outros crentes.

     Se não estás a passar tempo com Deus diariamente, irás secar e mirrar quando a pressão aumentar. Não serás capaz de lidar com isso. Precisas de reservar um tempo para escutar, durante o tempo diário com Deus. Senta-te e aquieta-te. Lê a Bíblia e conversa com Deus. Ouve um pouco de música. Se gostas de fazer um diário, fá-lo. Faz o que for preciso para te manteres focado em Deus.

     Também precisas de ter comunhão semanal com outros crentes. Ninguém tem uma perspetiva completa da vida. Todos têm palas. As pessoas com quem te reúnes podem ver coisas na tua vida que tu não consegues ver. É por isso que precisamos uns dos outros! Aprendes com as pessoas com que te reúnes à medida que se encorajam uns aos outros, e as tuas raízes aprofundam-se.

     Mais cedo ou mais tarde, a vida trar-te-á coisas difíceis ao teu caminho. A questão é se terás as raízes profundas de que precisas para sobreviver e até mesmo prosperar nesses períodos.

 

REFLEXÃO

• As tuas raízes espirituais são superficiais ou profundas? Que evidência na tua vida mostra isso?

• É mais fácil para ti passares tempo regular com Deus ou com outros Cristãos? Porquê?

• Que mudança prática desejas fazer na tua vida para cultivar raízes espirituais mais profundas?

- R.W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário