Divisões nas Escrituras

Parte 7 - Londrina 2017 - Estudo das Dispensações - Reunião 3 - Dispensação  da graça - Lemão by Acervo Digital Cristão | Mixcloud

 

     Um trecho do livro recém-publicado, Foundational Truths (Verdades Fundacionais, ou fundamentais).

     A Bíblia é o maior livro alguma vez escrito! Quando devidamente estudado, pode capacitar um crente sincero a “crescer” espiritualmente (1 Pedro 2:2), a ser alicerçado na fé (Rom. 16:25), a obter vitória sobre o pecado (Salmo 119:11) e a estar totalmente “provido” de tudo o que é necessário para o tornar “perfeito” (ou espiritualmente completo e maduro) no seu andar diário (2 Timóteo 3:16,17). Nenhum outro livro no mundo pode legitimamente fazer tal afirmação ou produzir tais resultados. Infelizmente, muitos crentes NÃO sabem como estudar a Bíblia de forma que colham este tipo de bênção. A chave que revela as verdades da Palavra de Deus está na compreensão do método consistente de estudo da Bíblia que o próprio Deus enfatiza em 2 Timóteo 2:15: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que MANEJA BEM (ou, DIVIDE CORRETAMENTE) a Palavra da verdade.” Nesta lição, exploraremos juntos a prova, a importância, a localização e a identificação dessas divisões nas Escrituras.

 

Entendendo as divisões existentes nas Escrituras

     O reconhecimento de divisões nas Escrituras é a chave para se entender a Palavra de Deus. A Bíblia é “A Palavra da Verdade”; mas, a menos que seja corretamente dividida, bem manejada, não conseguiremos obter a “verdade” exata das suas páginas, obtendo apenas a “verdade” na proporção direta ao quão bem a dividimos corretamente.

     “Dividir” significa cortar em linha reta. Cortar algo, divide ou separa naturalmente o que estava anexado. Podemos imaginar cortar um pão em várias fatias, ou secções. O que dividimos certamente fazia parte do pão inteiro, mas pode servir melhor a quem o usa se for dividido em vários tamanhos e fatias.

     O mesmo acontece com as Escrituras. Deus enfatiza a necessidade de se dividir as Escrituras em 2 Timóteo 2:15 para melhor servir o propósito que Ele pretende. Portanto, fazê-lo NÃO torna nenhuma porção das Escrituras menos parte de toda a Bíblia, simplesmente a torna mais útil. Visto que Deus é quem nos diz para dividir as Escrituras, Ele não pretende que as usemos como um todo, sem divisões. Deus nunca pretendeu que tentássemos usar a Sua Palavra como um conjunto ininterrupto de instruções para o homem sem reconhecer como as divisões na Sua Palavra afetam as Suas instruções. As Escrituras não são uma miscelânea de histórias ou informações reunidas aleatoriamente. Nem são como uma novela com um fluxo contínuo sobre as mesmas pessoas. Em vez disso, a Palavra de Deus é dividida em seções sobre pessoas diferentes, sob diferentes programas de instrução divina, em momentos diferentes.

     Há grande ordem na Palavra de Deus se reconhecermos as principais divisões. Aqueles que falham em reconhecer essas divisões não podem deixar de ser inconsistentes no que optam por obedecer e ficam confusos sobre o que Deus espera deles. Como veremos, cada divisão nas Escrituras tem distinções importantes das demais, que afetam muito o nosso entendimento e aplicação. Como H. I. Brown ilustrou, reconhecer essas divisões é “como a tabuada; uma vez aprendida, usamo-la diariamente” no entendimento da Palavra de Deus.

     No entanto, conforme descrito em 2 Timóteo 2:15, se falharmos em dividir corretamente a Palavra de Deus, teremos motivos para nos envergonhar. Ficaremos “envergonhados” diante d’Ele pela nossa ignorância, aplicação errada, práticas tolas, esforços desperdiçados, teimosia e talvez muito mais. O nosso objetivo como estudiosos das Escrituras é sermos achados “aprovados” pelo Senhor, na forma como lidamos com este precioso Livro que Ele confiou ao nosso cuidado. Para agradarmos a Deus desta forma, será necessário que cada um de nós se torne num “obreiro” (aquele que despende algum esforço para entender a Palavra de Deus) e “estude” (ou seja diligente e consistente nesta abordagem) para nos apresentarmos aprovados diante de Deus.

     A Bíblia dá a essas divisões um nome único; são chamadas de “dispensações”. A nossa Bíblia usa a palavra “dispensação” quatro vezes: 1 Coríntios 9:17, Efésios 1:10 e 3:2 e Colossenses 1:25. Noutro lugar do Novo Testamento, a mesma palavra Grega básica é traduzida por “mordomo”. Literalmente, a palavra “dispensação” significa administração da casa, gestão ou mordomia, descrevendo a maneira como alguém dirige os assuntos da sua casa. A palavra “mordomo” refere-se a um gestor ou administrador que era responsável por uma família (por exemplo, José em Génesis).

     Na nossa experiência moderna, podemos compreender a ideia de um administrador hospitalar ser o responsável pela forma como o hospital é administrado. Também nos podemos relacionar com uma farmácia que distribui ou administra receitas a diferentes indivíduos. A farmácia dispensa apenas conforme orientação médica e é regida por regulamentos claros e sempre atualizados. Espera-se que aqueles que recebem as receitas especificamente destinadas a eles sigam cuidadosamente as suas instruções, sem tentar combiná-las com o que foi receitado a outra pessoa.

     Deus tem um significado muito semelhante para estas palavras (dispensação e mordomia) conforme Ele as usa nas Escrituras. Revelam como Deus administrou a família da humanidade de formas diferentes ao longo da história, com base nas instruções específicas que Ele dispensou a indivíduos ou grupos específicos. 2 Timóteo 2:15 enfatiza que não passaremos por vergonha diante de Deus se formos capazes de discernir essas divisões e instruções na Sua Palavra.

     Continua no livro recém-publicado de John Fredericksen, Foundational Truths (Verdades Fundacionais, ou fundamentais).

por John Fredericksen

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário