És uma chita?

SABIA QUE a Chita é o animal mais rápido do mundo?

 

     … corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta. – Hebrews 12:1

     Uma página Web da PBS observou o seguinte sobre a chita:

     “Correndo a uma velocidade de cerca de 110 kms por hora em curtas distâncias, a chita é o mamífero mais rápido da Terra. Correndo rapidamente para matar, a chita usa a sua grande velocidade para atropelar a presa depois de persegui-la de perto. No entanto, apesar da sua rapidez, algumas vítimas escapam. A chita tem arranque rápido, mas carece de resistência e cansa-se rapidamente, apenas sendo capaz de manter a velocidade máxima por umas centenas de metros. ”

     “...  A chita tem arranque rápido, mas carece de resistência e cansa-se rapidamente ...” A descrição lembra-me alguns seguidores de Cristo que conheci, inclusive eu. Se seguir a Cristo fosse como seguir por uma estrada, creio que as bermas da mesma estariam cheias de pessoas que começaram bem, mas depressa se esgotaram ao longo da jornada. Nos meus primeiros dias de envolvimento no ministério, acho que era como uma chita, tendo um arranque rápido com muita energia. Achava que o simples carisma e a motivação seriam suficientes para vencer o Inimigo. Como muitos outros, aprendi que essas coisas só nos levam até certo ponto, pois os tanques de gás do ministério e do crescimento espiritual pessoal esgotam-se rapidamente.

     A jornada do seguidor de Cristo foi comparada a uma maratona em vez de a uma corrida - e eu acredito que a mesma comparação aplica-se a todos os que servem no ministério - desde o ministério iniciado ao experimentado. A longo prazo, a resistência, a perseverança e a fidelidade produzem um ministério mais eficaz do que um ministério de alta energia que não consegue ser mantido por muito tempo. Então, lembra-te que quando se trata de servir a Cristo, não sejas chita!

     Como manténs o tanque de combustível cheio para seres eficaz na longa jornada da vida cristã? A perseverança necessária só vem por meio do compromisso diário, obediência e comunhão com Cristo. Ele é a fonte da nossa força e a nossa única esperança de fornecimento do poder necessário para O servir com eficácia todos os dias.

 

APROFUNDANDO:

1. De que forma a tua própria personalidade e energia podem atrapalhar a tua vida e serviço para Cristo?

2. Considera a tua própria vida por alguns momentos. Como estás a abordar a tua jornada com Cristo? Pareces-te mais com um velocista ou com um corredor de maratona? Que decisões ou ações podes tomar para garantir que terás força suficiente para continuar a jornada ao longo da tua vida?

 

LEITURA ADICIONAL:

Mateus 13:1-9,18-23; João 15:1-8; Gálatas 6:9

Por Jim Liebelt

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário