Se Paulo escrevesse uma carta à igreja com que te reúnes

A Bíblia — Estude a palavra de Deus para obter sabedoria | Achegue-se

  

     “Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo” (2 Tes. 1:1).

     Em 2 Tessalonicenses 1:1, é interessante notar que, ao contrário de outras cartas de Paulo, ele não acrescenta nada ao seu nome. Ele não diz: “Paulo, chamado para apóstolo”; “Paulo, apóstolo … pela vontade de Deus”; “Paulo, servo de Deus.” Estas coisas familiares pelas quais ele se designa são aqui omitidas.

     Com isso ele está a mostrar que o seu apostolado, a sua chamada, papel, título, liderança e ofício ou ministério, não estavam em questão na igreja em Tessalónica, pelo que ele não precisava de fazer qualquer referência a isso. Mas o apostolado de Paulo está constantemente a ser colocado em questão hoje, apesar das suas palavras em Romanos 11:13:

     “Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério.”

     Paulo é o apóstolo das nações, os gentios. Paulo, pela inspiração do Espírito Santo, magnifica o seu ministério, apostolado. Nós devemos fazer o mesmo. Paulo foi chamado pela vontade de Deus para esta dispensação da graça. Ele foi chamado para ser apóstolo de Cristo a quem seria feita a revelação do mistério, o corpo da verdade para esta dispensação, e para Deus revelar o Seu Filho nele de acordo com o ministério celestial de Cristo hoje.

     Paulo é o único apóstolo desta dispensação. Ele é o nosso apóstolo. Cristo revelou a Sua vontade por meio das cartas que Paulo escreveu para que saibamos qual é a mente, vontade e coração de Cristo para a Sua Igreja, o Corpo de Cristo, debaixo da graça. 

     Há confusão sobre o papel de Paulo na igreja com quem te reúnes? Será que a igreja com que te reúnes sabe que Paulo é o nosso apóstolo, mas não fala sobre isso? Se Paulo escrevesse uma carta à igreja com que te reúnes, como é que ele a endereçaria, como é que ele se apresentaria?

- por Kevin Sadler

  

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário