A coluna e firmeza da Verdade

HAYK'LA ARAZUTA D'QEDMÁ: O Segredo Da Coluna De Fogo

 

 

     “... casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (I Timóteo 3:15).

     A palavra “coluna” deve lembrar a cada estudioso da Bíblia a coluna que Deus deu a Israel para guiá-los através do deserto rumo à terra prometida (Neemias 9:12). Depois que o povo de Israel cruzou o Mar Vermelho, eles necessitavam de um guia. Eles haviam sido escravizados por 400 anos e não tinham a menor ideia de para onde estavam a ir! Como escravos de Faraó eles não estavam a partir para umas férias exploratórias. Então Deus teve que os guiar em cada passo do caminho pela coluna.

     Quando Moisés escreveu o Livro da Lei, a coluna desapareceu. É claro! Agora eles tinham um Livro para os guiar em cada passo do caminho. Independentemente de para onde fossem, eles tinham um Guia confiável para os ensinar como andar e agradar a Deus durante a sua vida. E agora que a plena revelação de Deus está completa nesse Livro, reside na igreja local! Não é de admirar que Deus chame à igreja coluna da verdade! O povo de Deus deve seguir aquele Livro tão de perto quanto os Judeus seguiram sua coluna. Como é que tal acontecia?

     “... quando a nuvem se detinha ... então os filhos de Israel ... não partiam ... quando a nuvem ... se alçava ... então partiam …" (Números 9:18-22).

     Quando a coluna se movia, eles moviam-se. Quando esta parava, eles paravam. Por outras palavras, eles não faziam nenhum movimento sem o benefício da sua direção. Parece uma boa maneira de seguir o Livro hoje? Amado, Deus graciosamente deu-nos um Guia que nos pode ajudar a percorrer os caminhos mais traiçoeiros da vida. Aquele que dirige as estrelas (Jó 38:32) Se dignou guiar a vida do Seu povo. Que nunca abandonemos a Sua direção!

     Este grande Guia equipou-nos adicionalmente com um lugar para nos reunirmos e ouvirmos o Seu Livro ser ensinado. Se não houver nenhuma igreja perto de ti onde a Palavra de Deus seja bem manejada, seja ensinada com toda a clareza, continua a falar do Evangelho aos perdidos e da verdade paulina aos salvos. As pessoas a quem falares da orientação de Deus podem querer começar a reunir-se na tua casa para debater o assunto. E Deus tem uma palavra para tais reuniões quando amadurecem - Ele chama-as de igreja (Rom. 16:5; I Cor. 16:19; Col. 4:15; Filemom 1:2).

     Essas referências a igrejas que se reuniam em casas familiares são especialmente significativas quando nos lembramos de como as casas eram pequenas naquele tempo. Havia uma razão para o Senhor ter que enviar os apóstolos a procurar uma casa suficientemente grande para doze homens comerem a Páscoa (Marcos 14:12-16). Lugares assim não são incomuns hoje, mas naquele tempo eram! Assim, as alusões de Paulo às igrejas que se reuniam nessas casas humildes diz-nos que a menor das reuniões pode ser uma igreja aos olhos de Deus, que Ele terá o prazer de chamar de Sua casa, a coluna e firmeza da verdade na tua comunidade.

Por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário