Estás disposto a mudar de rumo?

Expert Perícias - Mudança de Rumo

 

     Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. – Provérbios 14:12 

     Um navio de guerra parecia estar em rota de colisão com outro navio numa noite de nevoeiro. O comandante do navio de guerra comunicou por rádio ao navio desconhecido: “Mude de rumo 20 graus para evitar a colisão.” Alguém via rádio respondeu: “Aconselho-o a mudar de rumo 20 graus para evitar a colisão”. O comandante do navio de guerra não achou graça e respondeu por rádio: “Fala o Capitão-de mar-e-guerra x do navio Y. Mude o rumo 20 graus, já! ” Então veio outra resposta: "Eu sou o marinheiro, de segunda classe Z, e aconselho-o a si a mudar o rumo 20 graus, já!" O comandante ficou furioso: “Este navio é um navio de guerra! Ordeno-lhe que mude o seu rumo 20 graus, imediatamente! ” O marinheiro respondeu pelo rádio: "Eu sou um farol!"

     Já te viste numa situação semelhante à do comandante do navio, em que simplesmente não queres mudar de posição? Todas as pessoas são teimosas de vez em quando, mas as pessoas que vivem um estilo de vida de teimosia são perigosas para os seus relacionamentos e vida espiritual.

     Quando somos teimosos demais com os outros, construímos muros que impedem o crescimento dos relacionamentos. Quando esses muros são enormes, elas realmente fazem com que os relacionamentos morram. Os relacionamentos baseiam-se em dar e receber. Nos relacionamentos bem-sucedidos, ninguém tem o seu próprio caminho o tempo todo. Tanto nas amizades quanto nas relações familiares, quem nunca está disposto a “mudar de rumo” prejudica esses relacionamentos.

     A teimosia no nosso relacionamento com Deus funciona da mesma forma que a teimosia com amigos e familiares. Ser teimoso com Deus significa que realmente não queremos agradar ao Senhor. Queremos tomar as nossas próprias decisões e determinar o nosso próprio curso de vida. Na nossa teimosia, reduzimos o papel de Deus nas nossas vidas ao de um génio de bolso, a “lâmpada mágica” que esfregamos e pedimos favores quando queremos algo para nós. Ser teimoso com Deus é pecado, pura e simplesmente.

     Ao nos recusarmos mudar de rumo, podemos muito bem estar, como aconteceu com o comandante do navio de guerra, à beira do desastre. Podemos conseguir o que queremos, mas conseguir o que queremos pode realmente destruir-nos.

     O meu desafio para ti hoje, tanto nos relacionamentos com as pessoas como com Deus, é que estejas disposto a mudar o rumo se necessário, a fim de construires os teus relacionamentos em vez de os destruir.

 

APROFUNDANDO:

1. Em que áreas da tua vida mais frequentemente te revelas sem vontade de mudar de rumo?

2. Prejudicaste o teu relacionamento com as pessoas ou com Deus por seres teimoso? Em caso afirmativo, terás a coragem de lhes pedir perdão?

 

LEITURA ADICIONAL:

Neemias 9:29; Jeremias 7:24; Romanos 2:5; Hebreus 3:15

 

Por Jim Liebelt

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário