Qual o lobo que alimentas?

Foto profissional grátis de lobo, lobo de inverno, lobos

 

     Mas, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne nas suas concupiscências. – Romanos 13:14 

     Conta-se a história de um avô que tentava ensinar o seu neto sobre a vida cristã. “Uma luta está a acontecer dentro de mim”, disse ele ao menino. “É uma luta terrível que é travada entre dois lobos. Um é mau - ele é raiva, inveja, tristeza, lamento, ganância, arrogância, autopiedade, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, falso orgulho, superioridade e ego. O outro é bom - ele é alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé. Essa mesma luta está a acontecer dentro de ti e dentro de todas as outras pessoas também. ” O neto pensou por um minuto e então perguntou ao avô: "Qual dos lobos irá vencer?" O avô respondeu simplesmente: “Aquele que tu alimentares”.

     Todos os que seguem a Cristo vivem a lutar contra desejos e comportamentos contraditórios e conflitantes. Por um lado, queremos ser obedientes e agradar ao Senhor. Por outro lado, ainda vivemos com os nossos desejos pecaminosos naturais que buscam agradar a nós mesmos. Isso é real: há tensão entre ambas as realidades. O que está claro nas Escrituras é que nos tornamos escravos de tudo aquilo a que nos entregamos (ver Romanos 6:16) - ou, como a história diria, de qualquer lobo que alimentemos.

     Cristo morreu para nos libertar de sermos escravos do pecado. Embora ainda lutemos, podemos experimentar a vitória sobre os nossos desejos pecaminosos. Como? Concentrando-nos em Deus; alimentando-nos da Sua Palavra; recebendo o alimento que advém de buscarmos a nossa intimidade relacional com Cristo, que disse: “Eu sou o pão da vida.” O apóstolo Paulo encoraja-nos a ser intencionais na obtenção de vantagem nessa luta, dizendo “... considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:11)

     Hoje, alimenta o lobo bom. Lembra-te de que pertences a Deus e com a ajuda do Espírito Santo na tua vida, considera-te morto para os desejos e comportamentos pecaminosos, e vivo para o Senhor Jesus Cristo.

 

APROFUNDANDO:

1. Em que áreas da tua vida enfrentas mais conflitos entre a vivência para Deus e para ti mesmo?
2. Hoje, comprometer-te-ás a confessar a Deus essas áreas da tua vida - e a pedir a ajuda de Deus para te considerares morto para o pecado e vivo para o Senhor Jesus Cristo?

 

LEITURA ADICIONAL:

Romanos 7:14-8:2; Colossenses 3:1-10; Tiago 1:12-15

Por Jim Liebelt

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15OUT21
O maior filantropo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de outubro de 2021

Dario Botas 10OUT21
Qual a tua motivação? (Parte III)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de outubro de 2021

Carlos Oliveira 08OUT21
A violência

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de outubro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3,4 em 13 de outubro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário